Culto ecumênico marca semana natalina da Ufal

Cânticos, canções, poesias e mensagens de paz reforçaram o significado da milenar data

18/12/2014 17h30 - Atualizado em 18/12/2014 às 17h41
Vice-reitora Rachel Rocha desejando votos de felicidades aos presentes

Vice-reitora Rachel Rocha desejando votos de felicidades aos presentes

Diana Monteiro - jornalista

Dando continuidade a variada programação natalina da Universidade Federal de Alagoas, na manhã da última quarta-feira (17), o auditório Nabuco Lopes sediou o tradicional culto ecumênico em celebração ao dia de Natal, 25 de dezembro, comemoração universal do nascimento de Jesus Cristo. Este ano, a solenidade teve como tema Natal: um caminho de paz e falaram sobre o tema os seguintes convidados: professor Fernando Pimentel (catequista da Arquidiocese de Maceió); Pai Célio (matriz africana); Pastor Antônio Moura (evangélica); e professora Delza Gitaí (espírita).

Com abertura oficial feita pela vice-reitora, Rachel Rocha e embalado do começo ao fim pela emocionante apresentação artístico-cultural do pianista Ilbert Leafar e da soprano do Corufal, Claudinete Lima, o culto reforçou com cânticos natalinos o significado da milenar data para a humanidade. Reuniu, num mesmo momento, representantes das seguintes religiões: católica, evangélica, matriz africana e espírita, onde as mensagens para a busca contínua pela paz e pelo amor fraterno foram pontos comuns.

Esse foi um ano muito difícil para a paz pelas constantes guerras e crescente violência, mas tudo que se faz tem desafios e dificuldades para o encontro da realidade do nascimento”, frisou o representante católico Fernando Pimentel, falando da importância de reflexão que o Natal traz. O Pai Célio centrou sua mensagem no poder renovador da natureza e reforçou que na matriz africana a força maior está no elemento água. “Vamos renascer o ano too e não apenas no dia 25”, frisou.

O pastor Antônio Moura enfatizou que Deus fez o paraíso que é o que todo ser humano quer até hoje, colocando que quando se tem fé no Todo Poderoso, o homem é liberto. Na oportunidade fez o sorteio de um livro de autoria do Pastor Pedro Mendes atualmente com 94 anos com os integrantes da mesa e a contemplada foi a vice-reitora Rachel Rocha.

Para a reitora honorária, Delza Gitai, a construção da felicidade depende de cada um e o Natal dar a oportunidade de reflexão e que se deve caminhar dentro da verdade para que a vida se planifique. “Chegou a hora de construir a paz, ninguém suporta mais tanto desamor. Estamos aqui para aprender no grande projeto de Deus o que não aprendemos na nossa vivência espiritual”, disse Delza.

O encerramento da semana natalina será nesta sexta-feira, a partir das 10h no Centro de Interesse Comunitário (CIC) com sorteios e show com o grupo musical Som do Beco. Antes de finalizar o culto, a vice-reitora Rachel Rocha agradeceu a participação dos convidados por oportunizar aos presentes a vivência rica tida por cada um deles e finalizou desejando a todos um 2015 de muita paz e de muita reflexão também para com o outro. E enquanto instituição enfatizou: “Um maravilhoso 2015 para a Ufal”.