Crianças da orla lagunar de Maceió participam de projeto de extensão da Ufal

Ação de incentivo à leitura integra o Projeto de Extensão Carroceiro Vet Legal

26/12/2014 15h49 - Atualizado em 28/12/2014 às 19h28

Diana Monteiro - jornalista

Promover contação de história e de contos com o objetivo de discutir valores como amizade e confiança foram a temática definida para o encerramento, este ano, da Semana de Leitura da atividade Confabulando na Escola e Projeto Maria Rita-Valores, destinados a crianças de 7 a 13 anos de idade. A ação faz parte do Projeto Carroceiro Vet Legal, desenvolvido na orla lagunar de Maceió e coordenado pelo professor Pierre Barnabé, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas.

A Semana de Leitura foi realizada no início de deste mês de dezembro e reuniu cerca de 200 crianças. Segundo a integrante do projeto, Rikartianny Cardoso, além da contação de história, discussão e parte artística, houve também ensaio para as apresentações de encerramento. “A contação proporciona o descobrimento de novos mundos; o bate-papo, a discussão destes mundos e de que modo eles podem existir no nosso. De como aquela história existe em suas vidas e o que pode ser tirado delas e aplicado em suas vidas e comunidades, além do contato com autores e poetas nacionais e regionais, como Cora Coralina e Manuel Bandeiras”, frisou.

Segundo Rikartianny, o projeto retrata o trabalho realizado durante o ano e proporciona a professores, alunos e voluntários do projeto de extensão uma explanação de contos e discussão. “Tudo isso permite trazer para dentro da sala de aula os problemas que estão em sua comunidade, que os cercam e servem de debate, por meio da leitura, para o encaminhamento das soluções”, completou.

Além da escola local e posto de saúde da comunidade, o Projeto Confabulando na Escola conta com voluntários da comunidade acadêmica (alunos e professores), mas Rikartianny Cardoso diz que o objetivo é envolver órgãos públicos, como, por exemplo, a Secretaria Municipal de Educação. Também integram a equipe os alunos da Ufal, Artur dos Anjos, Camila Almeida , Heloísa Almeida, Helena Albuquerque e João Figueiredo.

Positividade

Sobre a importância da atividade para o público-alvo e a comunidade, a estudante destaca que o incentivo à leitura é uma prática que deveria ser recorrente em todas as instituições de ensino. “Leituras que incentivem as crianças a contestar o modo de sociabilidade que e suas relações. Uma educação para a vida toda, para além do sistema em que vivemos”, disse Rikartianny, acrescentando que a metodologia aplicada abrange contação, conversa e discussão a respeito do texto. “A partir dessa etapa as crianças externam o que compreenderam, por meio de uma frase ou desenho, ou alguma outra dinâmica”, complementou.

Rikartianny citou como exemplo um dos alunos que ao externar a compreensão sobre amizade disse ser uma forma recíproca de maior gratuito, que ia além de quaisquer problemas, sem nunca deixar o outro. Para ilustrar, a criança desenhou o irmão mais velho, por sempre ajudá-la em tarefas escolares. Também expressou opinião sobre respeito, considerando o sentimento uma obrigação nas relações sociais, independente de orientação sexual ou cor da pele.