Contratos assinados vão garantir realização de obras em 2015 nos três campi da Ufal

Prédio do curso de Medicina do Campus Arapiraca e da Unidade de Santana de Ipanema estão entre as dez obras

26/12/2014 15h31
Contrato assinado com representantes da VR Consultoria

Diana Monteiro - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas tem investido de forma crescente na área de infraestrutura, o que vem contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.  Para manter o ritmo, na última quarta-feira (24), foram assinados  pelo reitor Eurico Lôbo e representantes de cinco empresas, dez contratos para iniciar já no início de janeiro, as obras de ampliação dos três campi, A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão.

Na cerimônia de assinatura também estiveram presentes a superintendente de Infraestrutura da Ufal, Nélia Callado, e o gerente de obras da Sinfra, Amauri Teixeira. Os contratos foram assinados com as empresas Construtora Pereira & Cavalcante, Cony Engenharia Ltda., VR Consultoria Ltda. ME, Focus Construções Ltda – EPP e Sandaluz  – Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas – EPP.

O cumprimento de prazos para conclusão foi destacado na oportunidade pelo reitor Eurico Lôbo, que disse vir acompanhando de perto as obras realizadas na Universidade. “É fundamental que as obras sejam concluídas no prazo determinado para não inviabilizar o transcorrer das atividades programadas, como no caso, o recém-implantado curso de Medicina, no Campus Arapiraca, já com primeira turma no próximo semestre letivo”, afirmou.

A obra para o novo curso de Medicina será executada pela empresa Cony Engenharia Ltda e serão investidos R$ 10,7 milhões. São recursos federais oriundos do Programa Mais Médicos, destinado à ampliação no País de cursos nessa área.

A superintendente Nélia Callado reforça a importância do cumprimento dos prazos determinados. Ela também informou que a ordem de serviço para as obras se dará no primeiro dia útil de janeiro próximo.

Investimento e ampliação

Com diversas construções em andamento a Universidade Federal de Alagoas tem se transformado num canteiro de obras, e neste segundo semestre fez parte da rotina de trabalho da gestão do reitor Eurico Lôbo inauguração de importantes espaços físicos. O Campus Arapiraca ganhou o Bloco de Coordenação de cursos de graduaçãon e em três  meses a sede disponibilizará para a comunidade acadêmica agrestina o Restaurante Universitário.

Na assinatura dos novos contratos está a construção da primeira etapa da sede da Unidade Educacional de Santana do Ipanema, vinculada ao Campus do Sertão. O diretor Aguinaldo Santos, o coordenador da Unidade, Francisco Oliveira, e uma equipe de alunos do curso de Economia acompanharam o momento. “A obra vem atender aos anseios da  comunidade acadêmica. O investimento caminha com a necessidade de ampliação para tornar forte a Ufal no interior, porque sem educação não há desenvolvimento e temos o compromisso de melhoria dos índices sociais deste Estado”, frisou  o diretor do Campus do Sertão, Aguinaldo Santos.

Conforme os contratos, as demais obras com início em janeiro de 2015 serão a construção do acesso e da guarita lateral e da rede lógica do data center modular pré-fabricado, a “sala cofre”, no Campus A.C. Simões, em Maceió; a conclusão da piscina semiolímpica do Campus Arapiraca, do laboratório de Ecologia e das subsedes do Centro de Referência de Áreas Degradas do Baixo São Francisco (Crad).

Os novos contratos contemplam também a reforma do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU); a recuperação e a reforma do antigo prédio do Centro de Ciência Biológicas (CCBI), para acomodação do Museu de História Natural e aulas de anatomia do curso de Medicina; e a construção do Bloco de Laboratórios de Licenciaturas do Campus Arapiraca.