Ufal reúne equipe e representantes de unidades acadêmicas para planejar o Caiite 2015

O Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia vai acontecer em junho

26/11/2014 06h52 - Atualizado em 26/11/2014 às 16h51
Equipe reunida para planejar o Caiite 2015

Equipe reunida para planejar o Caiite 2015

Lenilda Luna - jornalista 

Quem participou das duas edições do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), realizadas em abril de 2013 e agosto de 2014, sabe que o evento é grandioso em conteúdo e quantidade de pessoas. Por isso, a organização começa cedo. Nesta terça-feira, 25, a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rachel Rocha, reuniu a equipe e representantes das unidades acadêmicas para preparar o Caiite 2015. 

O congresso engloba atividades culturais e científicas, com uma programação diversificada e intensa de palestras, lançamentos de livros, apresentações de pesquisas científicas. Além da Ufal, outras instituições de ensino superior, como o Ifal, Uneal, Cesmac, Fits e Uncisal, participam do evento, promovendo um importante intercâmbio de conhecimentos. No próximo ano, o Caiite, que tem esse nome em referência aos índios Caetés, vai ser realizado de 15 a 20 de junho. 

Na reunião, a equipe que está planejando o Caiite discutiu as ações, tema, eixos e cronogramas. "Queremos resolver algumas questões que não foram bem nas edições anteriores, com as inscrições nas palestras e o credenciamento. Com um sistema mais ágil, pretendemos que ninguém fique muito tempo nas filas e perca o início das atividades", ressaltou Rachel Rocha. 

Os eixos específicos que estão programados para o próximo Caiite são: Educação e Tecnologias; Desenvolvimento e Mobilidade Urbana; Segurança e Direitos Humanos; Atenção Integral à Saúde; Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade; e Cultura e Comunicação. O envio de propostas de atividades pelos docentes de todas as instituições participantes será até o dia 28 de fevereiro de 2015. A comissão científica vai fechar a programação até o dia 31 de março. 

O site estará com o sistema aberto para inscrições de trabalhos no período de 16 a 31 de março do próximo ano. As propostas serão avaliadas e no dia 27 de abril serão divulgados os trabalhos aprovados para a apresentação no Caiite 2015. O evento pretende superar os marcos das edições anteriores. Já na primeira edição, em 2013, o Caiite reuniu um público de 20 mil pessoas, para acompanhar 364 atividades. "A programação do evento será apresentada ao Consuni para ser aprovada como atividade curricular. Assim os estudantes poderão participar de todo o evento, sem prejuízo com relação as aulas", informou a vice-reitora.