Ufal realiza 7º Seminário de Avaliação do Pibiti

Evento segue até quarta-feira, 19, com variada programação no Centro de Interesse Comunitário

18/11/2014 12h09 - Atualizado em 18/11/2014 às 15h08
Palestra de abertura do 7º Seminário de Avaliação do Pibiti

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Começou nesta segunda-feira (17), no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), o 7º Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o seminário segue até a quarta-feira, 19, com cursos, oficinas e apresentações dos trabalhos realizados no Pibiti 2013-2014.

A abertura do Seminário ficou por conta da palestra Computação Afetiva: dotando robôs de emoções, proferida pela professora Patrícia Augustin Jaques Maillard, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Na palestra, a doutora em Ciência da Computação, única autora nacional do assunto, falou a respeito de novas pesquisas que relacionam robôs e emoções através da leitura de expressões faciais.

Em seguida, houve a Premiação de Excelência Acadêmica Pibiti 2012-2013 e as primeiras apresentações de trabalhos. Na premiação, professores orientadores e alunos pesquisadores destaques do programa receberam certificados de excelência acadêmica entregues pela professora Sílvia Uchôa, coordenadora do NIT e das Incubadoras de Empresas da Ufal (Incubal). Foram premiados trabalhos do Instituto de Computação (IC), Centro de Tecnologia (Ctec), Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), Faculdade de Medicina (Famed), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e Medicina Veterinária, da Unidade de Viçosa ligada ao Campus Arapiraca.

Sobre o evento, a professora fez questão de frisar o quanto acha importante a realização do Seminário para que avaliadores externos possam conhecer e avaliar o nível dos trabalhos que estão sendo realizados na universidade, enfatizando o grande número de pesquisas na área de computação. "O encontro serve justamente para avaliação do que está sendo produzido, dando um retorno aos pesquisadores a respeito da qualidade desses trabalhos, tanto na parte acadêmica quanto para o mercado de trabalho e futuros empreendedores", destacou Sílvia.

As apresentações continuam nestas terça e quarta-feira, das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30. Na terça-feira, 18, acontece também a partir das 13h30, a oficina de Plano de Negócios e na quarta-feira, 19, no mesmo horário, o curso de Registro de Marcas. A programação detalhada está disponível na página do NIT.