Ufal participa de atividades para celebrar a Semana da Consciência Negra

A semana teve início com o 2º Fórum Mestre Zumba no auditório da Reitoria

17/11/2014 12h23 - Atualizado em 18/11/2014 às 11h43
A mesa de abertura do evento

A mesa de abertura do evento

Lenilda Luna - jornalista 

Durante esta semana da Consciência Negra, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza atividades e participa da programação de outras instituições, com o intuito de promover a reflexão sobre a necessidade de promover a igualdade racial. A semana culmina com o Dia da Consciência Negra, estabelecido pela lei 12.519/2011, que, no entanto, não determina a obrigatoriedade de feriado. Em Alagoas, o feriado foi estabelecido pela Lei Estadual n° 5.724 de 1995. Na Ufal, o dia 20 de novembro também foi aprovado como feriado total pelo Conselho Universitário.

Nesta segunda-feira, 17, a semana começou com a abertura da segunda edição do Fórum Mestre Zumba: movimentos afro-ameríndios. O fórum é promovido pelo Curso de licenciatura em Dança da Ufal, com a parceria da Escola Técnica de Artes (ETA), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Gerência de Diversidade da Secretaria Estadual de Educação e Esporte de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e o Centro de Belas Artes de Alagoas. 

Na abertura do evento, a coordenadora geral, professora Nadir Nóbrega de Oliveira, agradeceu a forte colaboração dos parceiros e destacou que, sendo soteropolitana, morando há quatro anos em Maceió, tem conseguido mais apoio para realizações em Maceió do que obteve na cidade de origem. "O fato é que ainda estamos em busca do reconhecimento da comunidade acadêmica para as artes afrobrasileiras. Precisamos demonstrar que a arte é fundamentada em pesquisa, não somos meros animadores e aderecistas", ressaltou a professora de licenciatura em Dança. 

A mesa de abertura teve a participação de representantes das secretarias de Educação e de Cultura do Estado de Alagoas, do Sindicatos dos Trabalhadores da Ufal, além da participação do Pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, e do pró-reitor de Extensão, que presidiu a mesa, Eduardo Lyra. Os representantes destacaram a importância da Lei Federal 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em estabelecimentos de ensinos fundamental, médio, público e privado. 

O fórum Mestre Zumba homenageia José Zumba, artista alagoano nascido na cidade de Santa Luzia do Norte, que é considerado um dos expoentes da arte com influências da cultura afrobrasileira. Apesar do talento reconhecido, Mestre Zumba viveu uma vida de dificuldades financeiras e morreu há vinte anos, praticamente no anonimato, sendo desconhecido por muitos alagoanos. "Com este fórum, queremos estimular a produção acadêmica em torno das manifestações africanas e indígenas em Alagoas, tendo como fonte de inspiração inicial a vida e as obras do artista alagoano José Zumba", ressaltam os organizadores do Fórum. 

O 2º Fórum Mestre Zumba prossegue até 19 de novembro, com atividades nos três períodos, realizadas no auditório da Reitoria da Ufal, no Espaço Cultural Universitário, no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e na Escola Estadual Tavares Bastos, na Praça Centenário. A programação é aberta ao público e inclui palestras, oficinas, exposições de trabalhos artísticos, exibição de filmes, performances, conferências e rodas de conversa.

A programação do 2º Fórum Mestre Zumba pode ser conferida no blog.

Programação em União dos Palmares 

Como acontece todos os anos, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Ufal participa e colabora da programação organizada pelo Governo do Estado de Alagoas e pela prefeitura municipal de União dos Palmares, para celebrar a memória de Zumbi dos Palmares, líder negro homenageado no feriado de 20 de novembro. Em União do Palmares, a programação já está sendo realizada com palestras e exposições. 

No dia 19 de novembro será realizado o Encontro Etno e de Desenvolvimento Cultural Quilombola, no auditório da Prefeitura, a partir de 14 h. Já no dia 20 de novembro, a programação começa às 4 h da madrugada com várias celebrações em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga. 

Veja a lista das cidades brasileiras onde 20 de novembro é feriado aqui. Veja também o Calendário Acadêmico da Ufal.