Prorrogadas as inscrições para festival de fotografias e filmes etnográficos

Interessados têm até 12 de novembro para entregar seus trabalhos

07/11/2014 16h30

Jacqueline Batista - jornalista

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) prorrogou o edital do “II Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos: Expressões Afro-brasileiras”. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de novembro. O festival é destinado a produções fotográficas e fílmicas de abordagem antropológica, situadas em contextos de pesquisas etnográficas e produções de cunho documental. O evento é realizado pelo MTB em parceria com o Laboratório Antropologia Visual em Alagoas (Aval), da Universidade Federal de Alagoas. 

Podem ser inscritos ensaios fotográficos, etnográficos e documentais, filmes etnográficos e documentários nacionais e internacionais produzidos em qualquer data de realização, que tratem de aspectos ou dimensões da cultura afro-brasileira.

Com o objetivo de fazer referência aos 102 anos do Quebra de Xangô – episódio que atentou violentamente os terreiros de Maceió em 1912 – a edição deste ano tem como tema as expressões afro-brasileiras.

Os ensaios fotográficos etnográficos inscritos e selecionados para a mostra competitiva serão premiados nas categorias: “Melhor Ensaio Fotográfico Etnográfico”, para ensaios produzidos no contexto de pesquisas etnográficas; “Melhor Ensaio Fotográfico Documental”, para ensaios produzidos fora de contextos etnográficos com reconhecida linguagem documental; “Melhor Composição Fotográfica”, para ensaios cuja composição fotográfica é fator de destaque; “Menção Honrosa Théo Brandão”, para ensaios que abordem temáticas regionais no estado de Alagoas; “Melhor Fotografia Individual”, para ensaios cujas fotografias individuais são fator de destaque.

Os filmes etnográficos e documentários inscritos e selecionados serão premiados nas categorias: “Melhor Filme Etnográfico”, para filmes produzidos no contexto de pesquisas etnográficas; “Melhor Documentário”, para filmes produzidos fora de contextos etnográficos com reconhecida linguagem documental; “Melhor Fotografia”, para filmes cuja fotografia é fator de destaque; “Melhor Áudio”, para filmes cujo trabalho sonoro é fator de destaque; “Menção Honrosa Théo Brandão”, para filmes que abordem temáticas regionais no estado de Alagoas.

O evento vai acontecer entre os dias 26 e 28 de novembro, com a premiação e uma exposição dos trabalhos selecionados. O festival tem o apoio da Proex e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Para ter acesso ao edital e ao blog do evento clique nos links abaixo.