Projeto Horta beneficia idosos do Lar São Francisco de Assis

Coordenado pela professora Leiko Asakura, projeto tem a participação de familiares dos idosos

26/11/2014 08h21 - Atualizado em 26/11/2014 às 16h48
Professora Leiko Asakura, coordenadora de extensão da Fanut e do Projeto Horta no Lar São Francisco de Assis

Professora Leiko Asakura, coordenadora de extensão da Fanut e do Projeto Horta no Lar São Francisco de Assis

Diana Monteiro - jornalista 

Espaço de ações de extensão da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas, semanalmente, aos sábados, o Lar São Francisco de Assis é visitado pela equipe do Projeto Cultivando a saúde e praticando o lazer na horta. O projeto foi implantado em 2013 em parceria com a Faculdade de Serviço Social (FSSO) e Centro de Ciências Agrárias (Ceca) com o objetivo de diminuir a insegurança alimentar dos idosos assistidos por aquela instituição filantrópica. 

Além da equipe da Ufal, o projeto conta com participação dos familiares dos idosos nas atividades de manutenção da horta que fornece alimentos utilizados na alimentação diária da entidade com o plantio de hortaliças como: alface, tomate, coentro, salsa, cenoura, beterraba, abóbora, quiabo e maxixe. 

A coordenadora Leiko Asakura informa que o Projeto Horta foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (Pibip-Ação), da Pró-reitoria de Extensão (Proex), e os 11 alunos são voluntários e bolsistas integrantes da equipe, oriundos dos cursos de Nutrição, Agronomia e Serviço Social,. Eles contam com a coordenação de professores em suas respectivas áreas de atuação. Além da professora Leiko, estão no projeto os professores Jorge Luiz Xavier (Agronomia) e Wanda Hiraí (Serviço Social). O Lar São Francisco de Assis também dispõe de um nutricionista integrada às ações do projeto, que trabalha acompanhando desde à colheita das hortaliças ao preparo e consumo dos alimentos. 

Os alunos de Agronomia identificaram o local para instalação da horta e fazem as mudas no Ceca para o plantio utilizando as técnicas adequadas. Os alunos de Nutrição acompanham a colheita das hortaliças ao consumo dos alimentos pelos idosos. A atuação da aluna de Serviço vai desde a sensibilização dos familiares dos idosos para os cuidados da horta ao fortalecimento do vínculo entre eles no Lar”, disse Leiko Asakura, também coordenadora de extensão da Fanut. 

Integração e aprendizado 

No Lar São Francisco de Assis, que é uma instituição de longa permanência para idosos, a Faculdade de Nutrição está desenvolvendo, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), o projeto Assistência nutricional ao idoso. O lar figura como importante espaço para a formação acadêmica qualificada dos alunos da Universidade Federal de Alagoas. Como resultado da atuação do Projeto Cultivando a saúde e praticando o lazer na horta, está em desenvolvimento na Faculdade de Nutrição um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser apresentado em 2015. 

Durante a comemoração do Dia Mundial da Alimentação 2014, em 16 de outubro, que tratou sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição e foi promovido na Ufal pela Fanut, além de seminário e apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão, foram arrecadados pela equipe do projeto Cultivando a saúde e praticando o lazer na horta, 115 kg de alimentos não perecíveis para o Lar São Francisco de Assis.