Primeiros servidores da Ebserh foram empossados no Hospital Universitário

A nova empresa criada pelo Governo Federal para administrar os hospitais federais recebeu a adesão da Ufal no final do ano passado

07/11/2014 15h40
Vice-reitora Rachel Rocha faz discurso de boas-vindas aos novos servidores

Vice-reitora Rachel Rocha faz discurso de boas-vindas aos novos servidores

Lenilda Luna - jornalista 

Depois de muitas polêmicas, debates e enfrentamentos, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) dá mais um passo importante para se consolidar no Hospital Universitário. Depois da adesão aprovada no final do ano passado, e do concurso realizado em 27 de julho deste ano, tomaram posse, na manhã desta sexta-feira, 7, os primeiros 127 servidores, de um total de 754 funcionários de várias áreas que devem ser contratados para suprir as carências de pessoal da instituição. 

O auditório do Hospital Universitário estava lotado pelos novos servidores e familiares, entusiasmados com as novas possibilidades de atuação. Entre eles, Bianca freitas, médica endoscopista, comemorava. "Eu já trabalho em um órgão público, mas atuando como perita. Estou muito satisfeita porque agora vou trabalhar na minha especialidade e justamente aqui na Ufal, onde me formei", disse a nova servidora. 

Lerika Moreira Rêgo, clinica médica, também estava contente por assumir o seu primeiro emprego público. Formada há quase três anos, ela atuava em clínicas particulares, mas viu no concurso da Ebserh uma oportunidade de investir na carreira."Gosto de trabalhar no Sistema Único de Saúde, atendendo à população, e estou muito feliz por ser contratada em uma hospital federal", comemorou a médica. 

Na solenidade de posse, presidida pelo diretor do Hospital Universitário Paulo Teixeira, o médico declarou que a posse representava a realização de um sonho, diante da elevada carência de recursos humanos detectada no hospital. "Para vocês terem uma ideia, mesmo com a chegada de mais de setecentos novos servidores, não teremos condições de ampliar leitos. Avaliem a sobrecarga vivida pelos nossos funcionários", ressaltou o diretor do HU. 

Ele destacou os embates vividos para aprovar a adesão da Ufal à Ebserh e para garantir a convocação dos servidores aprovados na primeira etapa dos concursos. "Nós enfrentamos uma grande oposição interna e também fora do HU, muitas vezes por informações controversas e também inverídicas", disse Paulo Teixeira. 

Por fim, o diretor saudou os novos servidores e agradeceu à todos os que contribuíram para a consolidação da Ebserh. "Vocês vão trabalhar numa instituição extraordinária, que tem uma prestação de serviço essencial para uma população carente, em um estado que apresenta os piores índices de desenvolvimento humano de um país continental. Esse país precisa da nossa colaboração, este pais precisa que façamos o nosso dever cidadão", disse o diretor dirigindo-se aos novos servidores. 

Ilson Iglesias Gomes, coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da Ebserh, agradeceu aos novos servidores por terem acreditado no concurso público. Eles destacou que a empresa começa com 9 mil funcionários em todo o país, mas nos próximos dois anos terá 50 mil, constituindo-se na quarta maior empresa pública brasileira. "A Ebserh são vocês, que vão aproveitar essa oportunidade para fazer a diferença. A saúde pública precisa a cada dia de mais gente. Temos 40 milhões de brasileiros que saíram da linha de pobreza e que hoje tem noções de seus direitos e estão cobrando mais eficiência do SUS", destacou o coordenador. 

Em seu discurso, a vice-reitora Rachel Rocha fez questão de relatar alguns episódios da saga vivida pela instituição para a aprovação da Ebserh. Ela agradeceu aos conselheiros universitários, que perceberam a necessidade de aprovar a adesão da Ufal. Rachel Rocha saudou os servidores que foram aprovados por mérito e competência. "Fizeram muitas acusações infundadas de privatização do HU e de regimes de trabalho diferenciados, mas podemos garantir à vocês, como está no texto da Ebserh, que o HU é cem por cento SUS", declarou a vice-reitora. 

Rachel Rocha agradeceu o compromisso do Consuni com a melhoria das condições de assistência do Hospital Universitário e fez um agradecimento especial também ao juiz da 13ª Vara Federal, Raimundo Alves de Campos Jr., por reconhecer a necessidade de realização de concurso público, para suprir a carência e por autorizar a convocação imediata dos aprovados. "Temos uma grande expectativa com o ingresso de vocês. Que seja com espirito de compromisso, gentileza, eficiência e qualidade que deve pautar o atendimento a nossa população", concluiu Rachel Rocha.