Museu Théo Brandão realiza encontro com educadores

Atividades são idealizadas e coordenadas por professora de universidade baiana

06/11/2014 14h37 - Atualizado em 07/11/2014 às 01h00
Encontro com educadores no auditório do Théo Brandão

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore iniciou, no mês de outubro, a Tertúlia com educadores. Trata-se de encontros com professores e mediadores com o objetivo de construir diretrizes para ação educativa em museus. As atividades são idealizadas e coordenadas pela professora Elizabeth Salgado de Souza, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA).

A tertúlia é, em sua essência, uma reunião de amigos, familiares ou frequentadores de um local, que se encontram para discutir vários temas e assuntos. Elizabeth explica que a Tertúlia com educadores é um encontro, no qual os participantes terão contato com a proposta de ação educativa em museus por meio da troca de ideias. “As diretrizes serão discutidas com os participantes e as propostas são tanto nossas quanto deles. O trabalho é a partir da experiência do outro. Essa troca de experiências é que vai nortear a construção do conhecimento sobre a ação educativa em museus”, salientou a professora.

No primeiro encontro, Elizabeth coordenou uma reunião diferente, realizando dinâmicas e atividades lúdicas, com embasamento teórico, cuja pesquisa foi desenvolvida no acervo do MTB. Os conceitos das palavras “tertúlia” e “museu” foram explorados entre os educadores. Os participantes também brincaram de roda e cantaram canções populares, como a música mais conhecida do folguedo Guerreiro. A professora comentou que Théo Brandão considerava o lúdico e a brincadeira como estímulos à aprendizagem. “No artigo ‘Folclore e educação infantil’, o folclorista defende que a cultura popular tem influência direta na formação intelectual das crianças”, explicou Salgado.

Por meio de brincadeiras e conversas, o encontro fez a relação entre o fazer educativo e a memória cultural alagoana. A maneira divertida como a reunião foi conduzida agradou aos participantes. “É apaixonante o modo como a professora desenvolveu as questões. É uma boa ideia para colocar em prática com alunos, realizar uma dinâmica com músicas” , disse Claudemir Gomes, professor de Língua Portuguesa, da rede estadual de ensino.

A segunda Tertúlia com educadores vai acontecer no dia 8 de novembro, às 9h. O encontro é direcionado a professores da rede pública e particular, de qualquer nível de ensino e educação formal e mediadores da educação não formal.

Mais informações pelo telefone (82) 3214-1713 e pelo e-mail: nucleomtb@gmail.com.