Maceió sedia congresso internacional de professores da Língua Inglesa

Pesquisadores debatem o tema Língua e Literatura na Época da Tecnologia

10/11/2014 16h41 - Atualizado em 10/11/2014 às 16h43

Diana Monteiro – jornalista

A Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês (Abrapui) promove, no Hotel Jatiúca, em Maceió, de 11 a 14 deste mês, o 4º Congresso Internacional da Abrapui. Durante o evento, também serão realizados o 37º Seminário Nacional de Professores de Literatura de Língua Inglesa (Senapuli) e o 22º Encontro Nacional de Professores Universitários de Inglês (Enpuli). A expectativa da organização é reunir cerca de 500 participantes.

Entre os objetivos do 4º Congresso está estimular o estudo e a investigação, promovendo o debate de problemas relativos à pesquisa e ao ensino de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa nas universidades brasileiras. Também pretende estimular a produção científica na área por meio de palestras, mesas-redondas, comunicações orais e publicações.

O evento é direcionado a pesquisadores e docentes universitários (a maioria deles vinculados a cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu), brasileiros e estrangeiros, estudantes de pós-graduação, especialização e graduandos envolvidos em pesquisas na área de línguas e literaturas de Língua Inglesa.

Língua e Literatura na Época da Tecnologia é o tema central dos debates e, segundo os organizadores, busca discutir a respeito da intersecção de áreas de pesquisa e ensino com os processos de hibridização cultural e linguística, ocorridos no contato entre povos, e sobre as possíveis relações entre estes processos e o pensamento colonial. Esse último busca explorar novos significados e imaginários a partir de instâncias de resistência às matrizes coloniais de poder.

O tema central proporcionará debates em áreas como estudos linguísticos; educação linguística e formação de professores na era da globalização; tecnologias, ensino de línguas e localização; e educação linguística do século 21. Na área de estudos literários serão abordadas as novas correntes sobre estudos fílmicos; vozes de(s)colonias; revisões do cânone e gênero, etnia e diásporas; utopias e distopias contemporâneas.

O Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Ufal conta com um número aproximado de 85 alunos que serão diretamente beneficiados com o evento, assim com os de outros cursos de pós-graduações no Estado de Alagoas. Por exemplo, os do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

A Abrapui tem em sua diretoria, biênio 2013/2014, as professoras da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas, Roseanne Tavares, Ildney Cavalcanti e Paulo Stella. A unidade acadêmica, por meio do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, é a executora dos eventos em parceria com a Pró-reitoria Estudantil (Proest). Envolve também, a Casa de Cultura Britânica, as Casa de Cultura no Campus, Programa de Iniciação à Docência (Pibid) Licenciatura Inglês.

Sobre a Abrapui

A Associação Brasileira de Professores Universitários em Inglês foi fundada em 1970 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A finalidade foi criar um fórum para docentes do ensino superior que se dedicavam ao ensino e à pesquisa. Em seus primeiros anos, predominaram os encontros anuais da área de Literaturas de Língua Inglesa.

A partir de 1979, começaram a ser organizados, também anualmente, os encontros da área de Língua Inglesa. Posteriormente, os encontros passaram a ocorrer bienalmente e de forma alternada entre Língua e Literatura. São eventos concorridos em universidades de todo o território brasileiro e a internacionalização das ações tem proporcionado intercâmbio de conhecimento com a troca de experiências e oportunidade de novas parcerias.