Encontro de palhaços promove oficinas e espetáculos em Maceió

De 19 a 22 de novembro, objetivo é evitar desaparecimento das apresentações circenses em Alagoas

14/11/2014 12h39 - Atualizado em 17/11/2014 às 16h11
Artista Nara Menezes, de Recife, vai colaborar com evento

Artista Nara Menezes, de Recife, vai colaborar com evento

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Onde estão os tradicionais palhaços de circo de Alagoas? Com essa pergunta e a chegada de seu segundo aniversário, o grupo Clowns de Quinta, ligado ao curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), resolveu criar o 1º Encontro de Palhaços de Maceió. O evento ocorre de 19 a 22 de novembro, com mesas-redondas, oficinas, cabaré de palhaços e apresentações de espetáculos com a temática circense. 

As atividades ocorrerão no Espaço Cultural, na antiga Residência Universitária, na Praça Sinimbú e no Sesc Poço. A abertura será no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, ao lado do Teatro Deodoro. O estudante de teatro David Oliveira, um dos fundadores do grupo, explica que as inscrições podem ser feitas via internet [por meio dos contatos abaixo] ou no local do evento. "Será tudo 'a chapéu'. Cada um colabora com quanto achar que deve ou com quanto puder", disse David, se referindo também aos espetáculos, que serão abertos ao público. 

Com o tema Cadê meu nariz?, o evento busca chamar atenção para o desaparecimento gradativo das apresentações circenses em Alagoas. "Nosso estado, que já foi referência no âmbito nacional pela sua quantidade de circos e famílias circenses dos anos 60 aos 80, hoje vive o descaso das autoridades do poder público, que chegam a negar espaço para os circos levantarem suas lonas na capital e nos municípios. Toda arte circense e sua história está sendo relegada ao acaso, podendo até extinguir-se caso continue sem estímulos", informou o grupo. 

O evento tem como convidados os artistas e professores Mario Bolognesi, Cida Almeida e Andrea Macera, de São Paulo, e Nara Menezes, de Recife. 

Mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/grupoclownsdequinta

Blog: http://clownsdequinta.blogspot.com.br/

Email: clownsdequinta@live.com

Telefone: (82) 8829-3398 (David Oliveira - Diretor Artístico)