Emoção marca inauguração da Edufal no Campus do Sertão

Filial da Editora é a única livraria da região e traz conhecimento qualificado para comunidade sertaneja

13/11/2014 20h00 - Atualizado em 14/11/2014 às 19h27
Corte simbólico da fita marca abertura oficial da Edufal no Campus do Sertão

Simoneide Araújo e Jônatas Medeiros – enviados especiais

Delmiro Gouveia – O esforço da gestão da Universidade Federal de Alagoas e do Campus do Sertão resultou na realização de um sonho coletivo: levar a Editora da Ufal (Edufal) para a região. A inauguração do novo espaço, na última quarta-feira (12), foi marcada por muita emoção e satisfação de oferecer à comunidade sertaneja a oportunidade de ampliar conhecimentos e incentivar a produção acadêmica e futuras publicações com selo Edufal. “Além dos títulos com nosso selo, temos livros de diversas editoras brasileiras”, afirmou Stela Lameiras.

A diretora da Edufal emociona-se ao falar do novo espaço que é a extensão da Editora no Campus do Sertão. “É uma alegria conjunta pela conquista, pelo sonho que vimos nascer em todos que aqui estão, desde nossas primeiras viagens ao Campus do Sertão, onde sempre o acolhimento foi a marca que nos estimulava a prosseguir acreditando que esse campus precisava da presença da Edufal de forma mais concreta, algo além do que o projeto itinerante que implantamos desde 2012”, revelou Stela Lameiras.

Segundo Stela, o Campus do Sertão tem prestado um grande serviço em prol do ensino superior, atingindo geograficamente um espaço que ela mesma já definiu diversas vezes como quadrilátero sertanejo. Stela se refere à junção dos quatro estados vizinhos: Alagoas, Pernambuco, Bahia e Sergipe.

E completou: “Quando venho a este campus, trago comigo um sentimento de quem retorna ao lar. Estou quase na circunvizinhança do meu torrão natal, permitam-me assim dizer, minha querida e encantadora Água Branca. Obrigada, professor Agnaldo [Santos, diretor-geral] e professor Ivamilson [Silva Barbalho, diretor-acadêmico] por nos receber aqui, por sempre nos abrir portar, acolher nossoas sugestões; obrigada vice-reitora Rachel, que aqui representa nosso reitor Eurico Lôbo, por apoiar e incentivar nossos projetos”.

Para a vice-reitora Rachel Rocha, a inauguração da filial da Edufal no Campus do Sertão é um momento oportuno porque o espaço não será apenas um ponto de venda de livros. “Esse é um momento de muita felicidade para todos nós que fazemos a Ufal. É uma conquista para toda a comunidade do entorno da Universidade. E o que nos deixa mais feliz é que levamos para Delmiro a primeira livraria da região sertaneja, apesar de não sermos apenas um ponto de vender livros”, emocionou-se.

Rachel Rocha completa dizendo que a Edufal também está se aproximando dos futuros autores. “Nossa Editora traz o conhecimento qualificado para a região sertaneja e vai incentivar que os pesquisadores vislumbrem suas publicações. É uma oportunidade para a comunidade acadêmica do campus e a população em geral. Espero que você visitem esse espaço e que se vejam como futuros autores”, disse.

Ela também fala em nome do reitor Eurico Lôbo, que não pôde participar da solenidade por estar em outro grande evento em Maceió. “Esse é um compromisso nosso, meu do professor Eurico e toda equipe da nossa gestão: ampliar e estruturar a Universidade e oferecer oportunidades para a comunidade acadêmica e para quem vive no seu entorno. Planejamos isso há algum, mas só agora estamos concretizamos esse projeto de instalar a Edufal no Campus do Sertão. É um momento muito feliz”, ressaltou a vice-reitora.

O diretor-acadêmico Ivamilson Silva Barbalho destaca que a Edufal no Campus do Sertão é resultado de um trabalho coletivo. “A Editora é um espaço para ampliar horizontes no espaço acadêmico. Estou emocionado por conseguirmos concretizar esse projeto”, completou.