Edufal comemora 31 anos com lançamento de livros e catálogo

10/11/2014 11h22
Lançamento coletivo de livros

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) promoveu o lançamento de 14 obras e do seu catálogo anual. Realizado, no último dia 6, na sede da editora, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões, em Maceió, o momento também incluiu uma homenagem in memoriam ao professor Eliseu Diógenes.

As publicações são de pesquisadores que atuam em Alagoas: 12 obras foram editados pela Edufal e dois pela editora CRV, de Curitiba. Estão incluídos diversos campos do conhecimento, como história, arte, matemática, letras, filosofia, ciências sociais, psicologia e medicina. Na lista também entraram três edições da Revista de Ciências Econômicas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal.

Na solenidade, a diretora da Edufal, Stela Lameiras, pediu desculpas aos leitores pela demora no lançamento do catálogo. "Pedimos desculpas por um catálogo de 2014 chegar quase no fim do ano. O ideal é que em 2015 tenhamos publicado o catálogo no meio do ano", explicou. O aniversário da Edufal, comemorado em 5 de outubro, também foi celebrado na cerimônia de lançamentos.

O Catálogo Edufal 2014 traz mais de 800 títulos, este ano com a linha temática Fazendo história em suas páginas. "Ano passado, quando completamos 30 anos, nosso lema foi O prazer de virar a página e descobrir novos caminho; agora estamos virando mais uma página dessa história", contou Stela.

O atraso é justificado. A vice-reitora da Universidade, Rachel Rocha, anunciou durante o lançamento a criação de uma extensão da editora no Campus do Sertão. "Ainda é algo modesto, mas será de grande presença no interior, junto aos nossos professores, técnicos e alunos. A inauguração será realizada no dia 12 de novembro, às 10h, e estão todos convidados", disse.

Homenagem

Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem ao professor aposentado da Feac, Eliseu Diógenes, assassinado em outubro último. O professor Cícero Péricles, também da Feac, entregou uma placa in memoriam a Eduardo Diógenes, filho do estudioso, que escreveu obras em diversas áreas. Sua última publicação foi Delmiro Gouveia entre o mito e a realidade: seus empreendimentos e sua contextualidade no tempo e no espaço, lançado em junho deste ano pela Edufal.

"Eliseu já chegou com livros antes de existir a editora, em diversas áreas, matemática, filosofia, literatura. Quando se reunia com os professores, sempre tinha algo curioso a dizer. Eliseu era uma pessoa muito agradável de convívio, passou 35 anos ensinando na Universidade e, com certeza, marcou a história da Feac", declarou Péricles.

"Após se aposentar ele começou a se dedicar mais à produção de livros. Trago agora as anotações do último livro dele, já concluído, sobre metodologia de pesquisa. Além desse, esperamos publicar também uma obra que ele sempre falava: uma série de poemas que ele escreve desde os anos 70", revelou o filho Eduardo.