Curso de Dança da Ufal promove 2º Fórum Mestre Zumba

De 17 a 19 de novembro, com inscrições abertas para oficinas de dança

10/11/2014 12h36
Professora Nadir Nóbrega (terceira da esquerda para direita) com convidados no 1º Fórum Mestre Zumba, em 2013

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Entre 17 e 19 de novembro, será realizada a segunda edição do Fórum Mestre Zumba: movimentos afro-ameríndios. Promovido pelo Curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas, o evento será realizado nos períodos da manhã, tarde e noite, em cinco locais: auditório da Reitoria da Ufal, Espaço Cultural Universitário, Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e Escola Estadual Tavares Bastos, na Praça Centenário.

A abertura do 2º Fórum Mestre Zumba será no dia 17, no auditório da Reitoria do Campus A.C. Simões, às 8h30, com a presença de representantes dos parcerios do evento. Neste ano, para a realização de três dias de atividades, o Fórum conta com a parceria da Escola Técnica de Artes (ETA), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Gerência de Diversidade da Secretaria Estadual de Educação e Esporte de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e o Centro de Belas Artes de Alagoas.

Criado em 2013, o Fórum Mestre Zumba propõe levar adiante a discussão étnico-racial com base na Lei Federal 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em estabelecimentos de ensinos fundamental, médio, público e privado.

“No ano passado, nós só tivemos um dia de fórum e apenas uma oficina de dança. Nesta segunda edição, por meio das parcerias que conseguimos, foi possível ampliar a programação e trazer mais convidados de Alagoas e outros estados para engrandecer o evento”, avaliou a coordenadora do Fórum, professora Nadir Nóbrega.

A programação gratuita e aberta ao público inclui palestras, exposições de trabalhos artísticos, exibição de filmes, performances artísticas, conferências, rodas de conversa, venda de objetos artísticos do grupo indígena Xucuru Kariri, além de seis oficinas, que estão com inscrições abertas no site.

As oficinas serão realizadas nos dias 18 e 19, em três locais: Espaço Cultural Universitário, Escola Estadual Tavares Bastos e Cenarte. São elas: Pintura corporal indígena, com os índios Xucuru Kariri; Boneca de nós, com o professor do curso técnico em formação do ator da ETA, Toni Edson; Break para mulheres, com o aluno do curso de Dança da Ufal, Leonardo Emiliano; Corporeidades mestiças: criação e(m) balanço latino, com o professor da UFBA, Leonardo Sebiane; Break para homens, com o professor do curso de Dança, Jessé Batista; Dança afro-brasileira e poética contemporânea, com a professora da UFBA, Amélia Conrado. Os certificados de participação serão entregues após o evento.

Confira a programação completa no site.

O quê: 2º Fórum Mestre Zumba: movimentos afro-ameríndios
Quando: 17 a 19 de novembro
Onde: Auditório da Reitoria do Campus A.C. Simões da Ufal, Espaço Cultural Universitário, Cenarte, Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e Escola Estadual Tavares Bastos, na Praça Centenário
Horário: Manhã, tarde e noite