Comunidade do Trapiche da Barra participa de ações do Projeto Carroceiro Vet Legal

A atividade foi adiada e será na próxima quinta-feira, 4, tendo como como público alvo crianças e adolescentes

24/11/2014 11h14 - Atualizado em 27/11/2014 às 10h40

Diana Monteiro – jornalista 

O Projeto Educando e Aprendendo movimenta a comunidade do bairro do Trapiche da Barra com atividades educativas em comemoração ao Dia da Ciência, da Cultura, do Diretor da Escola, da Alfabetização e do Livro, na próxima quinta-feira, 4 de dezembro. O bairro é contemplado com o Projeto Carroceiro Vet Legal, coordenado pelo professor Pierre Barnabé do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, e as ações deste mês têm como público alvo crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos de idade. O projeto reforça o papel integrador da universidade com a sociedade na área de extensão. 

A extensão tem que ir além dos muros da universidade, servindo à comunidade e à população, deixando de ser messiânica e superando os métodos tradicionais, possuindo uma perspectiva classista e de cunho social, que atenda as minorias excluídas da sociedade”, declarou Rikartiany Cardoso Teles, aluna do curso de Direito e uma das integrantes do projeto. Estão também na equipe Helena Albuquerque e Luiz Artur dos Anjos, do curso de Zootecnia e professoras, pedagogas e psicólogas da escola que atende à comunidade do Trapiche da Barra. 

O bairro, situado à beira da lagoa, é de extrema carência em políticas sociais. “Poucos são os filhos dos carroceiros que têm acesso à escola ou permanecem estudando, em sua maioria, excluídos da educação básica. O projeto trabalha com prevenção indireta e direta junto à comunidade alvo e tem como proposta maior a colaboração para a mudança de tão crítica realidade social existente”, afirmou a estudante Rikartiany Cardoso. 

Por conta do projeto Vet Legal, foi criada a Associação de Carroceiros da Orla Lagunar da cidade e vem aglutinando esses profissionais nas áreas trabalhista e social. A iniciativa da Ufal despertou a comunidade para o trabalho coletivo na busca do alcance para o bem comum, o que fortalece a luta para os direitos sociais. 

Aprendizado e formação 

O Projeto Carroceiro Vet Legal tem se constituído em um importante aliado para o aprendizado e formação acadêmica qualificada em diferentes áreas de atuação em consonância com os projetos implantados. Um deles é o Projeto Confabulando para incentivar a leitura com a finalidade de demonstrar aos alunos que o acesso e gosto pela leitura abrem novos horizontes para o mundo. Em agosto foi promovida a primeira tarde de leitura e de debate com o tema Folclorando, abordando histórias sobre o folclore. 

Em setembro a comunidade do projeto teve a oportunidade de participar de debates sobre exploração animal e infantil. Como aluna do curso de Direito, Rikartiany Cardoso destaca as importantes ações que estão sob sua coordenação que vão do direito à saúde, moradia e trabalhista

É sério o problema de habitação, assim como o de saúde, pois o fato de os moradores não possuírem residência fixa, como os que vivem à beira da lagoa, ficam também sem o acesso ao Posto de Saúde local. Essa situação é mais crítica para os carroceiros, onde a moradia tem que se à realidade de vida deles, ou seja, garantia de espaço físico para seus animais”, disse. 

O projeto promove debates e informações sobre educação financeira doméstica e direitos trabalhistas. Os carroceiros trabalham de forma informal, inadequada e precária. Por meio da associação ocorre a formalização dos carroceiros, recolhimento do INSS como trabalhadores autônomos e cadastrados no Sebrae-AL e como MEI- (Microempreendedor Individual) e também material e roupa adequada para o trabalho. 

Uma destacada ação do projeto Vet Legal é o emplacamento das carroças como qualquer outro meio de transporte urbano, garantindo à rotina de trabalho dos trabalhadores de forma associativista e coletivista. “Essas ações aos poucos vêm restituindo a dignidade deles, como qualquer outro trabalhador. O projeto está aberto a parcerias para o maior dinamismo das ações”, disse Rikartiany que considera como valorosa a experiência e aprendizado para seu futuro profissional na área de Direito.