Circulação do 5º Femufal participa do Festival de Cinema Universitário de Alagoas

As apresentações acontecem em Penedo, nos dias 18 e 22 de novembro, com shows autorais dos vencedores

17/11/2014 11h16 - Atualizado em 21/11/2014 às 08h58

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo 

A circulação do 5º Festival de Música da Ufal (Femufal), realizado em agosto deste ano, leva para a histórica cidade de Penedo, nos dias 18 e 22 de novembro, shows autorais dos 4 vencedores, que são alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As apresentações fazem parte da programação noturna do 4º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest). 

Os premiados Rock Lane, Felipe Burgos, Daniel Lima, Rodrigo Cardoso e Kissia Barros que ganharam, respectivamente, os prêmios de primeiro e terceiro lugares e melhores interpretes do 5º Femufal, se apresentam na noite do dia 18, logo após a exibição dos filmes da Mostra Competitiva, a partir das 23h30. No dia 22, última noite do Festival de Cinema, será a vez de Gustavo Gomes, segundo lugar no festival, seguido pelo convidado especial, o cantor e compositor Júnior Almeida, que fará o encerramento do Festival de Cinema e da Circulação, também a partir das 23h30. 

Todos os vencedores desta edição do Femufal têm uma relação íntima com a música. Rock Lane, que é natural da cidade de São Miguel dos Campos e venceu o festival interpretando a música de sua autoria, Canto Guerreiro, tem 16 anos de carreira e já participou da Filarmônica de são Miguel (Banda Maestro Braulio Pimentel) e de grupos de samba do interior. Gustavo Gomes, segundo lugar com a música Samba do Convite, é compositor desde os 16 anos e participa de festivais em Maceió há pelo menos 40 e já foi premiado em outros festivais, a exemplo da primeira colocação no 1º Festival do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e único em 2009.

Já Felipe Burgos, com apenas 22 anos, natural de Palmeira dos Índios, iniciou os trabalhos como músico profissional em 2007 e desde 2010 cursa licenciatura em Música na Ufal. Foi defendendo Cais Vermelho, de sua autoria, com a interpretação do tenor Daniel Lima, experiente e reverenciado cantor lírico maceioense, em processo de formação na Ufal desde 2008, que ele conseguiu a terceira colocação. Os vencedores da categoria melhor intérprete com a canção Livres para Amar, Rodrigo Cardoso e Kíssia Barros também têm longas e reconhecidas carreiras individuais, mas começaram a tocar juntos em 2013, atendendo à pedidos do público. 

Durantes as outras noites do Festival de Cinema Universitário haverá sempre apresentações artísticas. Dia 19 será a vez do cantor Rogério Dias e da Orquestra Tambores. Dia 20, a banda Som do Beco levará seu repertório de MPB. E no dia 21, Jurandir Bozo e os Bambas de Pão de Açucar celebrarão a Sexta-feira Negra, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. 

Mais Informações por meio dos telefones: (82) 3214-1541, (82) 3214-1078 e (82) 3214-1081. 

Festival de Cinema Universitário de Alagoas 

Iniciado em 2011, o Festival de Cinema Universitário de Alagoas está na sua quarta edição, promovendo debates e trocas de experiências sobre a produção audiovisual nacional e os rumos do cinema em Alagoas. Homenageando, neste ano, o roteirista Tairone Feitosa, pela sua vasta contribuição ao segmento audiovisual brasileiro, o festival trás em sua programação Exibição de Curtas Infantis, Workshops, Oficinas e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, além da exibição de filmes da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, Mostra de Cinema Nacional, e pela primeira vez, em Alagoas, o encontro da Rede Nordeste de Cinema Universitário, composta pelos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Alagoas.

Acontecendo por meio de uma iniciativa da Ufal, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Penedo, Secretaria de Estado da Cultura, Algás, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, o Festival acontecerá em Penedo, cidade que foi referência na realização de festivais de cinema na década de 70, de 18 à 22 de novembro, inteiramente gratuito. 

Nesta edição a mostra competitiva, que acontece entre os dias 18 e 21, sempre a partir das 23h mudará de lugar. Sairá do Teatro Sete de Setembro para uma estrutura fechada na Praça 12 de Abril, às margens do Rio São Francisco, com premiação em três categorias: Melhor Filme – Juri Oficial, Prêmio Veho Chico de Cinema Alagoano e Melhor Filme – Júri Popular. Seis produções alagoanas foram selecionadas para a Mostra Competitiva: Dezembro, de Dário Júnior; Menina, de Maysa Santos; Ontem à noite, de Henrique Oliveira; O Vulto, de Wladymir Lima; Nélson dos Santos, de Paulo André Silver e Albert Ferreira; e Centro Organismo Vivo, de Paulo Luna e Laysa Menezes.