Bienal de Matemática aproxima pesquisadores ao ensino local

Eventos na área premiam alunos e escolas de Alagoas e fortalecem área de educação

07/11/2014 11h16 - Atualizado em 10/11/2014 às 10h48
Alunos das escolas de Maceió se integram à 7ª Bienal

Alunos das escolas de Maceió se integram à 7ª Bienal

Diana Monteiro - jornalista 

A área de educação do Estado é uma das grandes beneficiadas pela 7ª Bienal de Matemática e proporcionou a aproximação de pesquisadores locais, nacionais e de projeção internacional para o fortalecimento e crescimento do ensino fundamental e médio local. A Universidade Federal de Alagoas sai na frente pela realização de mais uma edição das Olimpíadas de Matemática que atraiu este ano 10 mil alunos oriundos de cem escolas de 21 municípios alagoanos. Também promove a Exposição em Matemática (ExpoMat), com participação de alunos de 24 estabelecimentos de ensino entre públicos e privados. 

Os eventos se integraram à variada programação da bienal, inclusive com a realização de premiação, proporcionando ao público-alvo a participação no debate focado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP),, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação MEC). Esse projeto é executado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. 

O professor Krerley Oliveira, docente da Ufal e integrante do comitês organizador e científico da 7ª Bienal destaca que o evento superou as expectativas em todos os aspectos: “Maceió sedia pela primeira vez a Bienal, que ocorre a cada dois anos, e foi surpreendente à demanda de escolas ao evento que registrou entre pesquisadores e alunos cerca de 1,5 mil inscritos e estreitou os laços com o ensino fundamental e médio do Estado”, enfatizou. 

Segundo o professor Krerley, essa integração proporcionou também uma discussão entre a Fundação Lemann, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fapeal com a finalidade de alavancar propostas de ações e melhoria na área”, frisou Krerley. Na 7ª Bienal, a fundação premiou com 12 tablets os alunos vencedores da ExpoMat 2014. 

O evento começou no domingo, (2), encerrando na quinta-feira, (6), com programação contemplando todos os níveis de ensino da ciência matemática nas mais de 150 atividades entre palestras, minicursos, oficinas, apresentação de pôsteres e ainda três laboratórios de ensino com: Exposição de Modelos do Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística, da Universidade Federal da Bahia (Ufba); Exposição de Materiais Pedagógicos, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um laboratório da organização sem fins lucrativos Khan Academy, da Fundação Lemann, de São Paulo. A Secretaria Municipal de Educação de Maceió esteve presente com o concorrido Espaço da Matemática e do Conhecimento, envolvendo o público infantil.