2ª Feira Universitária leva Ufal para dentro das escolas públicas

Podem participar estudantes de todos os cursos, que receberão certificado da Pró-reitoria de Extensão

27/11/2014 16h03 - Atualizado em 28/11/2014 às 09h38

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Na próxima quarta-feira, 3, os estudantes da Universidade Federal de Alagoas têm um encontro marcado com os alunos da Escola Estadual Doutora Eunice de Lemos Campos, localizada no Benedito Bentes, na 2ª Feira Universitária. Durante a atividade, os integrantes daquela unidade educacional poderão aprender mais sobre o que é uma universidade pública e como funciona, além de saber mais sobre os diversos cursos que podem concorrer. Qualquer estudante da Ufal que queira ir até a escola representar o seu curso, é convidado a participar.

“Nesse momento, buscamos trazer esses alunos para o que seria uma universidade pública federal, como funciona, conversar como foi esse momento de preparação para vestibular e escolha de curso, fazê-los pensar que área eles vão escolher. É um momento de bastante importância para esses alunos, que sentem essa realidade tão distante deles”, contou Jackeline Mirelly, aluna do curso de Psicologia da Ufal e ex-aluna da escola estadual onde acontecerá a feira este ano.

Para Jackeline Mirelly, esta é uma atividade diferente. “Representaremos os cursos de graduação e, consequentemente, a instituição Ufal. Esse chamamento é para todos os alunos da Universidade, que tenham o interesse em participar desse evento”, explicou.

Os alunos da Ufal que participam da feira recebem um certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) equivalente a 15 horas. Um ônibus sairá da Reitoria do Campus A. C. Simões, às 13h, na próxima quarta-feira, e tem retorno previsto para as 17h30. A atividade é desenvolvida pelo projeto de extensão Habilitando recursos humanos para a inclusão educacional (Humanesci), orientado pela professora Nadja Maria Vieira da Silva e é promovido pelo Instituto de Psicologia (IP) e pela Proex.

Resultados promissores

A 1ª Feira Universitária contou com a participação de 38 alunos da Ufal, cada um representando seu curso, das exatas, humanas e saúde. “O pessoal de engenharia levou maquete, de saúde, estetoscópio e outros utensílios utilizados nas aulas. Mas isso fica a critério do aluno, o que ele achar necessário levar, leva. Se quiser ir apenas para ter esse contato, essa troca de experiência, que ajuda a tranquilizar e auxiliar esses alunos, também é válido”, convidou Jackeline.

“A feira do ano passado ocorreu como essa próxima, logo após as provas do Enem, porque é justamente nesse momento que os alunos ficam mais aflitos, não conseguem escolher o curso, ficam com medo, por não saber o que espera por eles, essas coisas, e está sendo muito prazeroso, falo por mim. Ter visto esse projeto ano passado e hoje está aqui como testemunha e colaboradora na execução deste evento e poder falar que me ajudou, porque eu ainda estava indecisa. Vi colegas meus que nem pensavam em universidade ou algo assim, acender o interesse, então, é uma atividade gratificante e eficaz”, concluiu.

Mais informações pelo e-mail projetohumanesci@gmail.com .