Terça Cultural da Ufal celebra o universo infantil e da dança

Nos dias 7 e 14, os grupos Bambolear e Biblioencanta; dia 21, estudantes de Dança apresentam trabalhos coreográficos

06/10/2014 15h42
Biblioencanta na 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

A Terça Cultural do mês de outubro terá uma programação especial para o Dia das Crianças. Nos dias 7 e 14, os grupos Bambolear e Biblioencanta vão se apresentar para crianças de até 10 anos de idade. No dia 21, alunos da Universidade Federal de Alagoas farão apresentações coreográficas, integradas à quinta edição da Semana Acadêmica do curso de licenciatura em Dança – Universidança. Os espetáculos acontecem ao lado do antigo Restaurante Universitário, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Nesta terça-feira, 7, o grupo Bambolear apresentará um repertório autoral e com canções de grandes nomes da música brasileira, em arranjos criativos, voltados ao público infantil. O grupo é formado pelos músicos Chico Torres, Salomão Miranda, Juliana Barbosa, Vera Marinho e Tido Moraes (músico convidado). Em dois anos, o conjunto realizou shows musicais e oficinas de musicalização infantil, com destaque para a participação na 6ª Bienal Internacional de Livro de Alagoas. O público será formado por alunos da Escola Professora Maria Carmelita Carodos Gama, que funciona ao lado da universidade.

No dia 14, será a vez do grupo Biblioencanta incentivar à leitura com as crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Ufal. O grupo, que é um projeto de extensão do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Ufal, é composto por estudantes de diferentes cursos da Universidade e coordenado pela professora Adriana Lourenço. O Biblioencanta visita instituições de ensino em regiões menos favorecidas, levando histórias infantis para as crianças.

Já no dia 21, alunos do curso de Dança apresentarão trabalhos coreográficos, que integram a programação do 5º Universidança - Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Dança.

Promovida pelas pró-retorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest) da Ufal, a Terça Cultural é um espaço para difusão de produções culturais dentro da Universidade.  O projeto é realizado todas às terças-feiras, ao lado do antigo Restaurante Universitário, a partir das 17h.

Mudança de horário

Devido à programação infantil, as apresentações dos dias 7 e 14 serão realizadas em horário extraordinário. Na primeira, a Terça Cultural terá início às 14h30. Na segunda, serão realizadas duas sessões de leitura com o grupo Biblioencanta, às 10h e 15h30. Já a apresentação no Universidança permanece às 17h.