Alunos e professores apresentam trabalho em evento internacional de Semiótica e Comunicação

Evento contou com a participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais

03/10/2014 10h15 - Atualizado em 03/10/2014 às 15h42
Professor Niraldo Farias e o pesquisador Muniz Sodré

Professor Niraldo Farias e o pesquisador Muniz Sodré

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo 

Mais de 15 estudantes e professores do curso de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas marcaram presença no evento Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo?, realizado pelo Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco) entre os dias 22 e 26 de setembro na cidade de Japaratinga, localizada no litoral do estado de Alagoas. 

O evento, que teve como parceira a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contou com a participação de pesquisadores de diversos países e recebeu estudantes, que se apresentaram no 3º Colóquio Semiótica das Mídias. Hayda Lima e Anderson Leiva, de Relações Públicas, apresentaram A Comunicação em Saúde Pública: Os pesquisadores e o SUS em Alagoas. Para Hayda, o Ciseco é uma oportunidade incrível para os alunos que puderam participar, pois acrescenta bastante conhecimento. 

O evento foi um grande acréscimo para minha vida acadêmica e uma forma de validação do trabalho que vínhamos fazendo no Pibic. Poder apresentar esse trabalho com a minha orientadora e companheiro de pesquisa, além da presença de grandes pesquisadores da nossa área de pesquisa (Comunicação e Saúde), receber deles dicas e incentivos para continuar nosso trabalho, tornou o momento ainda mais rico”, comenta Hayda. 

Segundo a professora Magnólia Santos, o evento é um momento oportuno para um diálogo produtivo com pesquisadores com interesses afins. “Poética da Consição: O poeta Villari Herrmann entre o haicai e o twitter foi o tema do meu trabalho, que consiste num estudo sobre o poeta visual paulista, herdeiro da tradição dos poetas concretos. É um trabalho importante porque representa meu retorno à área de Semiótica e dos Estudos Literários, campo original de minha formação”, ressalta. 

O estudante de Jornalismo, João Corrêa, foi bastante elogiado em sua apresentação intitulada O conceito de circulação e sua aplicabilidade nas mediações tecnológicas contemporâneas. “A experiência foi incrível e o fato de todos terem me tratado no mesmo nível que eles, com suas interpelações e comentários, me fez crer no quanto meu trabalho foi valorizado. Fiquei muito feliz com o resultado e isso só me motiva a continuar minha pesquisa e a participar de outros congressos e Pentálogos que se seguirão, quem sabe já na condição de mestrando”, pontua. 

Laryssa Bittencourt, estudante de Relações Públicas, apresentou dois trabalhos no evento. Um dos artigos foi feito em conjunto com Priscilla Peixoto e Mírian Oliveira, intitulado O Big Brother e a estética do grotesco na sociedade midiatizada e o segundo, foi produzido apenas por Laryssa e teve como tema A midiatização da ética e o grotesco entre o público e o privado: o caso do talk show Você na TV, ambos foram orientados pelo professor Amilton Gláucio. 

Participar do Pentálogo foi uma experiência ímpar, dado que apresentar num evento desse porte representa um ganho enorme de conhecimentos, sobretudo porque o Ciseco reúne pesquisadores de vários lugares do país e outras nações. Então, tenho a dizer que volto deste evento com uma visão sobre Comunicação Social mais enriquecida”, conclui Laryssa. 

Importância do evento 

Para o professor Niraldo Farias, da Assessoria Internacional (ASI) da Ufal, o Pentálogo é um evento internacional que traz um pouco da tradição dos centros europeus, que escolhem lugares paradisíacos para que haja uma reflexão mais profunda do debate. “O cerne deste encontro é justamente poder realizar num determinado espaço, discussões que não são possíveis de ocorrer em congressos muito grandes. Então, a qualidade dos conferencistas é alta e a participação de diversos países é muito interessante pelo recorte que eles dão a qualificação daquela pessoa que vem participar”, pontua. 

O professor ressalta ainda a importância do evento para a academia. “Nesses anos de Ciseco, tivemos a participação do ex-presidente da Argentina e de pessoas de alto escalão. Outro fator importante é a interdisciplinaridade do evento tem um forte caráter transversal em relação a diversas áreas de conhecimento. Outro aspecto, é o da internacionalização da Editora da Ufal [Edufal], pois com o lançamento do livro sobre o evento do ano passado a editora ganha uma circulação internacional. Dessa forma, todos os pesquisadores envolvidos no Ciseco terão acesso a essa publicação”, finaliza Niraldo.