Ufal usa Twitter para se aproximar mais da sociedade

Perfil oficial da instituição é o segundo com maior número de seguidores entre as universidades nordestinas

17/09/2014 17h24
Aluno destaca uso do Twitter pela Ufal

Jônatas Medeiros – estudante de Relações Públicas

Criado no ano de 2006, o Twitter é uma rede social de sucesso crescente. Contando atualmente com mais de 270 milhões de usuários em todo o mundo, teve aumento de 24% desse número durante o primeiro trimestre de 2014, de acordo com o levantamento feito pelo próprio site. Pensando nessa forma de comunicação ágil, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) intensificou o uso do Twitter para se aproximar da comunidade acadêmica e do público em geral. Com mais de 16,5 mil seguidores, o perfil oficial da Ufal (@Ufaloficial) é hoje o segundo mais seguido em comparação com as demais instituições federais do Nordeste, e ganha em média 88 novos seguidores por dia.

Na opinião de Manoella Neves, professora de Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social, a utilização da rede pela Ufal é uma maneira de chegar ainda mais perto da sociedade. “Ao adotar um perfil em mídias sociais digitais, a Universidade possibilita circular as informações, democratizando as relações, ora emitindo ora recebendo informações, portanto, interagindo. Tais mídias são espaços que precisam ser ocupados pelas instituições de ensino superior, sobretudo pelas universidades públicas”, pontuou.

Para o estudante de jornalismo, Deriky Pereira, usuário do Twitter, com a presença da Universidade na rede fica mais fácil acessar as notícias do portal. “O perfil é mais um canal de comunicação para a comunidade universitária, principalmente para os estudantes, pois nos possibilita saber o que está acontecendo na Ufal. É uma ferramenta rápida, prática, onde a notícia está a um clique de distância”, comentou.

Além da divulgação de todas as matérias publicadas nos portais Geral, do Estudante e do Servidor, o acompanhamento diário feito pela Assessoria de Comunicação (Ascom) registra aquilo que é tweetado sobre a Universidade. Segundo a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo, o uso da ferramenta é importante porque, com ele, a Ufal se aproxima de vários públicos. “Como assessoria, temos o papel de aproximar a Universidade dos professores, alunos, técnicos e da sociedade em geral. A maioria dos seguidores do Twitter é formada por alunos, e esse número (16,5mil) é superior a metade dos nossos alunos da graduação, que chega a mais de 26 mil”, acrescentou.

E completa: “Temos o Twitter desde 2009 e estamos movimentando essa rede social, mostrando a Ufal como ela é, levando a informação correta de ações da gestão, das unidade acadêmicas e dos eventos científicos e culturais promovidos pela Universidade. E, esse número crescente nos seguidores da Ufal mostra que estamos no caminho certo”, comemorou.

Outras redes

Boa parte dos 270 milhões de usuários do Twitter é de brasileiros, o que garante ao Brasil o título de segundo País com mais pessoas cadastradas na rede social de microblogs, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. Com um formato que permite publicação rápida, o uso da ferramenta tornou-se popular em grandes eventos como as manifestações de 2013 e a mais recente Copa do Mundo.

Vale reforçar que, além do Twitter, a Ufal também possui perfil no Flickr, outra rede social cujo objetivo é o compartilhamento de fotos. Lá, os visitantes podem acompanhar as imagens mais recentes da Universidade e conhecer um pouco mais da maior instituição de ensino superior de Alagoas. A Ascom já está desenvolvendo projeto para, em breve, a Ufal se inserir em outras redes sociais, para estar cada vez mais próxima da sociedade.