Seminário Nacional de Geografia Econômica e Social debate desenvolvimento no Nordeste

Trazendo referências da área, o evento acontece entre os dias 22 e 25 deste mês

19/09/2014 11h03 - Atualizado em 19/09/2014 às 16h22

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo 

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), realiza entre os dias 22 e 25 de setembro o 1º Seminário Nacional de Geografia Econômica e Social (Senges), que será realizado no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió. 

Com o tema: "Desenvolvimento Econômico e Social: Mundo, Brasil e Nordeste", o evento é voltado principalmente para estudantes, professores e pesquisadores interessados nas questões atuais do crescimento econômico e as reconfigurações políticas na América Latina, da inserção do Brasil na economia internacional, bem como no desenvolvimento recente da região nordeste como um todo. 

Através de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos o seminário reunirá em um só lugar professores e pesquisadores de instituições do Nordeste, sul e Sudeste como Universidade Federal da Bahia, Universidade Salvador, Universidade de Campinas, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Santa Catarina, além de Ufal e Uneal, e contará com a presença de representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Secretário Nacional do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o administrador Maurício Muniz Barretto de Carvalho. 

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de setembro, através do site do evento, e os valores variam entre R$ 110,00 e R$ 220,00, conforme a categoria do inscrito. Serão emitidos certificados de participação com carga horária de 40 horas. 

Mais sobre o evento 

O Senges é o primeiro seminário nacional realizado no Brasil na área da geografia econômica, atendendo à necessidade de um evento na área, sentida há tempos pelos grupos de pesquisadores relacionados à Geografia Econômica, suprindo a ausência de debates de seus temas correlatos. 

O seminário irá também realizar duas homenagens: ao economista brasileiro, Ignácio de Mourão Rangel, uma das maiores influências na esfera da economia e do planejamento brasileiro, cujo centenário de nascimento comemora-se em 2014 e ao professor Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, um dos maiores geógrafos brasileiros, título de Dr. Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade Federal da Bahia, com significantes contribuições à Geografia Física, na área da Climatologia, e no âmbito da Geografia Cultural.