Seminário interdisciplinar foi preparatório para evento do Ciseco

23/09/2014 19h03 - Atualizado em 23/09/2014 às 23h49
Mesa de abertura do semninário interdisciplinar

Clariza Santos – jornalista colaboradora

A Universidade Federal de Alagoas promoveu o Seminário interdisciplinar Público e Privado: repensando as fronteiras. Na cerimônia de abertura, os representantes da Ufal e do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco) falaram da importância do pré-encontro, preparatório para o 5º Pentálogo, que está sendo realizado em Japaratinga, litoral Norte de Alagoas, durante esta semana.

Na solenidade de abertura do seminário, a mesa foi formada pelo assessor de Intercâmbio Internacional, José Niraldo de Farias, o coordenador de pós-graduação da Ufal, Irinaldo Diniz, o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, o professor Bruno Cavalcante e o presidente do Ciseco, Antônio Fausto.

Na ocasião, o presidente do Ciseco homenageou o filósofo e semiólogo argentino Eliseo Veron e relembrou parcerias com universidades do Brasil. "Estamos aqui para viabilizar e produzir conhecimento. Compartilhar nossas experiências e relatos, com a comunidade. Ressalto a importância de um encontro como este, num mundo cada vez mais virtual", disse Fausto.

Os participantes do seminário puderam acompanhar a conferência do professor Adriano Duarte Rodrigues, da Universidade Nova de Lisboa. Ele abordou o tema Para uma Genealogia da Esfera Pública

Após a conferência, Bruno Cavalcante coordenou mesa-redonda com os professores da Ufal, Eusébio Goulart, do Instituto de Química e Biotecnologia, que abordou A experiência da Interacta: uma empresa incubada no espaço público, Silvia Uchôa, do Centro de Tecnologia, que trouxe à tona as Relações universidade-empresa: experiências do NIT-Ufal, e Fábio Guedes, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, que apresentou A Crise do Neoliberalismo e o Espaço Público por Fábio Guedes.

Após as apresentações, os participantes puderam debater com os expositores. Em dois dias, estudantes, pesquisadores e docentes participaram de palestras e mesas-redondas, trocando experiências e ideias.