Quatro candidatos ao governo comparecem a debate na Ufal

Cerca de 250 estudantes tiveram a oportunidade de ouvir os projetos e questionar os candidatos

10/09/2014 11h54
context/imageCaption

Cerca de 250 pessoas acompanharam o debate

Lenilda Luna - jornalista

Quatro dos oito candidatos ao governo de Alagoas compareceram ao debate organizado pelo Observatório Jurídico da Faculdade de Direito e Diretório Central dos Estudantes (DCE), na manhã desta quarta-feira, 10, na Tenda da Cultura Estudantil da Ufal. Os demais candidatos enviaram justificativas para a ausência, que foram lidas pelos organizadores sob protestos e vaias do público.

Os candidatos Mário Agra (Psol), Coronel Goulart (PEN), Golbery Lessa (PCB) e Joathas Albuquerque (PTC) tiveram a oportunidade de fazer uma exposição inicial sobre os histórico político e as propostas para o governo. Em seguida foi aberto o debate e os estudantes puderam se inscrever para fazer perguntas e questionamentos.

Cerca de 250 estudantes acompanharam o debate. O estudante Cesar Augusto dos Santos Caetano, de Engenharia de Computação, aprovou a iniciativa dos organizadores do debate. "É muito importante que a comunidade acadêmica tenha essa oportunidade de ouvir as propostas dos candidatos e fazer perguntas a elas, porque nos programas de rádio e TV só podemos ouvir e não questionar", ressaltou o universitário.

Sobre a ausência de quatro candidatos, entre eles os três que estão com melhor pontuação nas pesquisas, César lamentou. "Parece que esses candidatos não quiseram enfrentar as perguntas dos estudantes. É lamentável, porque eles estão com mais chance de se elegerem e nós teríamos esta oportunidade de questioná-los sobre o plano de governo", questionou o estudante.

Lucas Menezes, representante do Observatório Jurídico, ressalta que o objetivo do debate foi aproximar os candidatos da comunidade acadêmica, que é um público formador de opinião, com intervenções em vários setores da sociedade alagoana. "Infelizmente, alguns candidatos revelaram, pela ausência ao debate, que a universidade não faz parte da estratégia de campanha deles", disse o estudante.

Na próxima quarta-feira, 17, o DCE e o Observatório Jurídico estão convocando os candidatos ao Senado: Fernando Collor (PTB), Coronel Brito (PEN), Elias Barros (PTC), Heloísa Helena (PSOL), Marcos Aguiar (PTN), Oldemberg Paranhos (PRTB) e Omar Coelho (DEM). O debate está marcado para 9h na Tenda da Cultural Estudantil. A comunidade acadêmica e sociedade em geral estão convidadas a participar.