Programa de fortalecimento da agricultura familiar da Zona da Mata ganha parcerias

As ações do programa são desenvolvidas durante todo o ano nos assentamentos

26/09/2014 10h48 - Atualizado em 29/09/2014 às 16h17
Atividades pelo interior

Emanuele Divino – estudante de Jornalismo

O Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentam o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que traz um conjunto de ações institucionais, de médio a longo prazo, fundamentado no desenvolvimento rural e nas questões agrárias, com a finalidade de fortalecer a cadeia produtiva de pequenos agricultores, integrando pesquisa e ensino.

A prioridade é a formação de estudantes, a capacitação de pequenos agricultores, produção do conhecimento no setor rural, reconhecimento do campo social da agropecuária alagoana, transformação de setores das sociedades ligadas ao desenvolvimento rural e questões agrárias, contando também com o estreitamento das relações entre o campo e a academia e o desenvolvimento de ações interdisciplinares.

O público-alvo deste projeto são os agricultores assentados do Estado de Alagoas, grupo que ainda vem sendo pouco assistido, porém o interesse maior deste projeto não é fazer esta assistência, e sim a formação profissional. Nele participam ativamente cerca de cem estudantes do 4º e 5° períodos dos cursos de Zootecnia e Agronomia, professores e técnicos do Centro de Ciências Agrárias e os pequenos agricultores assentados do Estado de Alagoas.

Os alunos irão se dividir em duplas, ficando cada uma delas instaladas durante um período de dois dias nas residências de cada assentado, para com isso estreitar as relações entre o campo e a academia, colocando seus alunos frente a frente com realidade do agricultor familiar em atividades interdisciplinares, através da convivência com estas famílias dos assentamentos rurais da zona da mata alagoana.

As ações do programa previstas para o ano de 2014 compreendem o Projeto Planejamento Estratégico em Assentamentos Rurais; os eventos Semana da agricultura Familiar e Mostra de tecnologia Agropecuária na Expoagro; vários cursos de qualificação para agricultores e técnicos em gropecuária; além de prestação de serviços por intermédio dos laboratórios do Ceca.

No mês de Agosto, foi realizada uma reunião em Porto Calvo, com a presença da liderança de dez assentamentos rurais ligados ao Incra para discutir a logística da primeira ação nos assentamentos. Estiveram presentes à reunião, técnicos do Centro de Capacitação Zumbi dos Palmares, representante do Incra e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Calvo.

Por parte da Ufal, estiveram presente o coordenador de Extensão, professor José Roberto Santos, o coordenador de Extensão do Ceca, professor José Teodorico de Araújo Filho e a Coordenadora do Curso de Agronomia, Adriana Guimarães Duarte, que apresentaram a proposta, além de estudantes de Agronomia que acompanharam a reunião.

O professor José Roberto Santos, coordenador da Pró-reitoria de Extensão, ressalta que o Plano Nacional de Educação assegura na meta 12.7 o mínimo de 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. Sendo assim, a extensão deve ser um componente curricular obrigatório em todos os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da universidade, desenvolvendo-se de forma indissociável com o ensino e a pesquisa.