Pinacoteca Universitária apresenta Ninhos Urbanos

12/09/2014 12h37 - Atualizado em 12/09/2014 às 15h55
Maria Amélia Vieira expõe mais uma vez na Pinacoteca

Ascom Pinacoteca

A Pinacoteca Universitária apresenta a partir de 25 de setembro, a exposição Ninhos Urbanos, obra recente da artista plástica alagoana Maria Amelia Vieira. A exposição é o resultado de uma pesquisa poética sobre a imagem do ninho e seus significados.

A artista, por três anos, se embrenhou na caatinga do alto sertão alagoano, em um lugar conhecido como Lagoa do Correia, local de encontro dos pássaros da região. A ideia inicial era ter um contato mais direto com o canto dos pássaros e seus ninhos, sem a interferência de barulhos urbanos. Como ouvir o canto dos pássaros? Como vivem os pássaros? Como constroem os seus ninhos? Como alimentam os seus filhos? Imagens muito simples, mas nunca antes observadas ou vivenciadas pela artista.

Durante a experiência conheceu a arquitetura complexa dos ninhos, o entendimento do ninho como abrigo, casulo, moradia, refúgio. Maria Amelia utiliza materiais peculiares a sua produção, como pintura, bordados, elementos cerâmicos e fotografia, desenvolvendo instalações.

O quê: Ninhos Urbanos

Abertura: 25 de setembro, às 20h

Visitação: 26 de setembro a 7 de novembro. Horários: 2ª a 6ª – 8h30 às 18h e sábado das 9h às 13h
Onde: Pinacoteca Universitária - Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima, Pç. Visconde de Sinimbu, 206-Centro