Ufal recebe pesquisadores internacionais para Seminário Interdisciplinar

Evento tem início na próxima quinta-feira e será realizado no auditório da Reitoria

12/09/2014 18h06 - Atualizado em 12/09/2014 às 18h19
Evento é uma parceria entre a Ufal e o Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

João Vitor Corrêa – estudante de Jornalismo

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas e de outras instituições, inclusive internacionais irão participar do Seminário Interdisciplinar Público e privado: repensando as fronteiras promovido pela Ufal e pelo Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco). O evento será realizado nos dias 18 e 19 de setembro no auditório da Reitoria, situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, de 9h às 12h30 e de 15h às 17h30.

As inscrições serão feitas no primeiro dia e os participantes irão receber certificados de participação em evento internacional. Pesquisadores das áreas de Comunicação Social, Direito, Arquitetura, Engenharia, Química, Economia e Saúde que irão compor o ciclo de mesas-redondas que acontecerá nos turnos da manhã e da tarde nos dois dias de evento, que foi pensado de forma conjunta por professores e gestores da Ufal e do Ciseco com objetivo de buscar a integração entre diversas áreas do conhecimento científico.

A Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), em conjunto com a vice-reitoria e representantes dos cursos envolvidos, estão engajados na construção deste primeiro seminário e veem no evento uma oportunidade para o estreitamento de laços da Ufal com outras instituições, principalmente para o intercâmbio de pesquisas e para possíveis parcerias futuras.

Programação variada

Como conferencista de abertura, o professor Adriano Duarte Rodrigues (da Universidade Nova de Lisboa) discutirá a genealogia da esfera pública, procurando identificar, dentre outros aspectos, as tensões entre o público e o privado através de um percurso histórico-metodológico que irá mostrar a forma com a qual a esfera pública se configura na contemporaneidade.

Os professores da Ufal Sílvia Uchôa (Ctec), Flávio Costa (FDA), Geraldo Majela (FAU), Eusébio Goulart (IQB) e Fábio Guedes (Feac), discutirão respectivamente: Relações universidade-empresa: experiências do NIT-Ufal; O Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Ufal visto como órgão de acesso à justiça; O público x privado e a ordem urbana no Brasil contemporâneo; Interacta: a experiência de uma empresa incubada no espaço público; e A crise do neoliberalismo e o espaço público.

Já os docentes Antônio Fausto Neto, diretor do Ciseco e professor pesquisador vinculado à Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos), Laura Guimarães Corrêa (Universidade Federal de Minas Gerais) e Oscar Traversa (vinculado à Universidade de Buenos Aires) discutirão o público e o privado dentro dos estudos de Comunicação, assim como os professores Antônio Heberlê (Embrapa/Ciseco), Adriana Braga (Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Para discutir o público e o privado dentro da área da Saúde e da Comunicação, a professora Inesita Soares (Fundação Oswaldo Cruz) apresenta a temática Comunicação e saúde: tensões e sinergias entre o público e o privado no redesenho de um campo em disputa.

Pré-evento

O evento realizado na Ufal será uma prévia do 5º Pentálogo do Ciseco, este ano organizado em parceria com a Ufal e cujo tema é Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo.

Pesquisadores de diversas instituições em países como Argentina, Brasil e França se encontrarão entre os dias 22 e 26 de setembro, em Japaratinga-AL, no Hotel Albacora, para discutir a dicotomia público/privado face às novas configurações do campo da Comunicação.

Para mais informações sobre o seminário e o Pentálogo V, visite o site do Ciseco.

Sobre o Ciseco

O Centro Internacional de Semiótica e Comunicação é uma organização sem fins lucrativos, cujo intuito é promover o diálogo entre pesquisadores nas áreas de Comunicação e Semiótica.

Especificamente, o Ciseco nasce com a vontade de se converter em um espaço autônomo de reflexão e de investigação sobre os fenômenos de produção de sentido (múltiplas práticas significantes, discursividades, velhos meios e novas tecnologias) no despertar do terceiro milênio e no contexto de uma América Latina que concebemos como inteiramente aberta a uma mundialização, a qual tem muito que contribuir.

O centro obedece a um estatuto social e sua sede é localizada no município de Japaratinga.