Nutrifeira estimula hábitos saudáveis para a comunidade acadêmica

A terceira edição da feira é promovida por projeto de extensão da Faculdade de Nutrição

26/09/2014 11h14 - Atualizado em 26/09/2014 às 19h02
Diversas frutas foram oferecidas na feira

Diversas frutas foram oferecidas na feira

Rosiane Martins – estudante de Jornalismo 

Cuidar da alimentação é cuidar do corpo, é cuidar da vida. A educação nutricional é um fator importante na busca por hábitos saudáveis, afinal o cuidado com alimentação pode prevenir uma série de doenças. Pensando nisso, o projeto de extensão Feijão com Arroz: o dia a dia da alimentação saudável (FCA), da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu na última terça-feira, 23, a 3ª Nutrifeira Desfrutar – Sabor e Saúde. 

Além de uma diversidade de frutas, a feira trouxe para o Campus raízes, legumes e atividades de educação nutricional. O diferencial deste ano foi a realização de exame antropométrico, os visitantes puderam verificar peso, altura e a circunferência da cintura, como fez a estudante do 8º período de Educação Física, Jaqueline Souza. “Achei o projeto muito interessante, faz com que as pessoas se conscientizem sobre o papel da alimentação e do exercício físico também.

Muitas pessoas não sabem suas medidas: altura, peso e é importante saber dessas coisas para ter uma vida com mais saúde. Por isso, eu achei essa iniciativa aqui no campus muito válida, pois os estudantes vivem na correria e não tem tempo para fazer exercício físico, ou se preocupar com alimentação”, destacou. A equipe avaliou o Índice de Massa Corporal (IMC) e o risco cardiovascular de cada visitante da feira, que também pode tirar dúvidas sobre alimentação e nutrição testando seus conhecimentos sobre o tema. 

A Nutrifeira também é uma boa oportunidade para mostrar o trabalho do profissional de Nutrição, que muitas vezes não é bem compreendido. “Algumas pessoas têm dúvida sobre a função do nutricionista e não sabem a importância de fazer um acompanhamento nutricional. Quando estávamos organizando a feira, essa foi uma das nossas preocupações”, ressaltou as estudantes de nutrição e integrantes do Projeto Feijão com Arroz, Lydia Araújo e Rayne Amorin. 

A comunidade abraçou mesmo o nosso projeto, a gente percebe que as pessoas chegam curiosas, fazem perguntas e esse interesse em aprender mais sobre educação nutricional é muito importante”, enfatiza o estudante de nutrição, Amphrizio Lisboa. 

A professora e coordenadora do projeto ,Sandra Mary, ressaltou a parceria feita com a feirinha do Tabuleiro do Martins e falou sobre a iniciativa na Ufal. “A principio, as frutas e os alimentos em geral que estão na feira é a principal estratégia para atrair as pessoas. Ao vir comer e compra-los, elas puderam também fazer avaliação nutricional e verificar pressão arterial. Mais do que expor as frutas, nossa preocupação é estimular hábitos saudáveis e influenciar as pessoas a terem um cuidado e uma preocupação maior com a alimentação,” ressaltou.

A ideia é realizar a feira na penúltima terça-feira de cada mês. Sandra também revela planos futuros para o projeto. “Nas próximas edições pensamos em fazer sessão aeróbica e festas culturais; temos o desejo de trazer também estudantes de escolas públicas para nos visitar,” revela.