Museu Théo Brandão e Funarte promovem oficina sobre uso criativo de acervos fotográficos

Atividade é destinada a um público mais abrangente e vai explorar as possibilidades criativas no uso desses acervos

09/09/2014 16h49

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

A partir desta a terça-feira, 9, estão abertas as inscrições para a oficina Uso criativo de acervos fotográficos – perspectivas autorais e institucionais, ministrada pelo professor Pedro Afonso Vasquez. As aulas serão realizadas no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), de 17 a 20 de setembro, das 9h às 18h, com um intervalo de uma hora. No último dia, a oficina termina às 16h, totalizando 30 horas/aula.

As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, pelo telefone 3214-1710, das 8h à 13h, com Madalena de Oliveira. A oficina destina-se a profissionais de instituições detentoras de acervos fotográficos, estudantes, professores, pesquisadores, críticos de arte, fotógrafos e curadores, conservadores-restauradores, historiadores, museólogos, arquivistas e profissionais de áreas afins.

O curso tem o objetivo de demonstrar como o trabalho de curadoria de exposições, da edição de livros e da produção de obras audiovisuais (com peças pertencentes a acervos fotográficos, tanto públicos quanto particulares), pode ser tão criativo quanto à própria prática fotográfica.

O professor Pedro Afonso Vasquez é formado em cinema pela Université de la Sorbonne e tem mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Foi diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói, e autor de 24 livros, entre os quais, Dom Pedro II e a fotografia no Brasil, Fotógrafos alemães no Brasil do século XIX e O Brasil na fotografia oitocentista. Na década de 1980, foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte, bem como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Antecedida por cursos sobre introdução à conservação fotográfica e organização de acervos fotográficos, essa é a terceira oficina na área de fotografia realizada, em 2014, no MTB. Os cursos são promovidos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) e do Museu Théo Brandão. As aulas são resultado de um convênio firmado, em 2013, entre as instituições, com o objetivo de desenvolver atividades para preservar o acervo fotográfico do Museu e oferecer apoio técnico e capacitação para profissionais da área.

De acordo com a diretora do Museu Théo Brandão, Fernanda Rechenberg, as duas primeiras oficinas ressaltaram conhecimentos técnicos de higiene e organização de acervos fotográficos. A terceira oficina é destinada a um público mais abrangente, e vai explorar as possibilidades criativas no uso desses acervos.