Comunidade universitária prestigia Quinta Sinfônica

Orquestra e Coro da Ufal fizeram apresentação especial no Campus A.C. Simões

19/09/2014 19h05 - Atualizado em 19/09/2014 às 19h14
Orquestra e Coro da Ufal fizeram apresentação especial no Campus A.C. Simões sob a regência do maestro Nilton Souza

Deriky Pereira e Keila Oliveira – estudantes de Jornalismo

A comunidade universitária do Campus A.C. Simões, em Maceió, lotou a Praça da Paz, ao lado do antigo Restaurante Universitário na tarde da última quinta-feira, 18, para ver uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica e do Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal), como parte do projeto Quinta Sinfônica. Durante uma hora e meia, os presentes acompanharam um repertório maduro e já apresentado em outras edições do projeto, sob a regência do maestro Nilton Souza, que falou sobre a apresentação.

O mais importante pra gente é fazer com que o povo sinta algo diferente, que venha a se emocionar com as nuances da Orquestra e que o publico menos conhecedor do repertório ache interessante e curta música erudita. Então, esse é nosso objetivo: popularizar o máximo possível a nossa orquestra dentro e fora da Ufal e trazer a cultura pra cá. Isso é muito interessante e a Universidade está nos apoiando muito bem”, comentou Nilton.

Segundo ele, ver a recepção das pessoas e a Praça completamente lotada não tem preço. “A quantidade de pessoas aqui presentes é super relevante e isso nos traz um respaldo muito grande. O que a gente tem feito vai chegando às pessoas e elas têm entendido que é importante prestigiar e conhecer o nosso projeto”, orgulha-se, agradecendo o apoio que recebe da Ufal. “Nesse sentido, a universidade está de parabéns, assim como a Proex [Pró-reitoria de Extensão], a CAC [Coordenação de Assuntos Culturais], a própria Orquestra e o Corufal também, porque é muito ousado cantar para um público que ainda não conhece o repertório, então é uma surpresa bastante agradável”, disse.

O maestro ainda comentou o desejo de repetir apresentações no campus da Universidade, destacando todo apoio que a atual gestão tem ofertado aos seus equipamentos culturais. “Eu adorei isso aqui e acho que a gente tem que repetir. Temos que marcar, inclusive, isso em nossa agenda universitária, porque os equipamentos de cultura precisam ser mostrados de forma mais ampla. Acho que, pelos aplausos e assobios, o público gostou demais! Fico muito feliz!”, vibrou Nilton Souza.

Manuela Moreira, estudante de Letras, apreciava atentamente a apresentação e adorou a iniciativa do projeto. “Achei muito importante e interessante trazer a orquestra e o coral pra cá. Minha casa fica muito longe do teatro, o que me impede de ir prestigiar as apresentações, além de ser um pouco complicada a locomoção em Maceió. Então, quando nos dão a oportunidade de assistir a orquestra e coral dentro do campus, no lugar onde estamos diariamente, é maravilhoso! Não é à toa que o espaço está lotado”, relata.

Disseminando cultura e arte

Na opinião do professor Sérgio Onofre, Coordenador de Assuntos Culturais, da Proex, a orquestra e o coral da Ufal são equipamentos que precisam circular pelos campi da Universidade. “Estamos na quinta edição do projeto Quinta Sinfônica e temos observado que a plateia do teatro têm aumentado, no entanto, não percebemos a presença do nosso alunado e servidores de forma massiva nas apresentações, por isso decidimos circular o projeto nos municípios em que a universidade está implantada, para que a comunidade acadêmica possa apreciar a boa música”, comenta.

O pró-reitor de extensão, Eduardo Lyra, destacou que a plateia contribuiu para o sucesso do Quinta Sinfônica, que tem contribuído para o desenvolvimento da cultura de Alagoas. “Esperamos que a plateia, aqui entusiasmada, se repita e participe cada vez mais. Nossa ideia é criar não só um espaço de apresentação, mas um espaço de formação de plateias, de cultura, de educação musical, para despertar valores, oportunizar os nossos talentos, enfim, todo um dinamismo que esperamos consolidar com o passar do tempo”, comentou.

O reitor Eurico Lôbo prestigiou a apresentação dando os parabéns ao maestro em nome de toda orquestra e destacando a importância da presença do Quinta Sinfônica no campus. “Cultura faz parte do nosso processo de formação, então vamos ter toda a certeza de que trazer cultura e arte para a Universidade, vai fazer com que, sem sombra de dúvida, possamos construir cidadãos com maior sensibilidade, além do mais, envolvendo toda a comunidade universitária em um projeto dessa grandeza. Parabéns a nossa orquestra, ao nosso Coro e a todos vocês por vivenciarem esse momento”, salientou.

O projeto Quinta Sinfônica é uma realização conjunta da Ufal com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal).