Campus do Sertão realiza Fórum sobre Letras

Evento acontece de 24 e 26 de setembro e deve reunir palestrantes nacionais e internacionais

19/09/2014 16h13

Redação Ascom

Entre os dias 24 a 26 de setembro, acontece o 25º Fórum Acadêmico de Letras (Fale), no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia. O evento tem como tema a Pesquisa na Graduação em Letras e Modernidade Recente e pretende fomentar a discussão e a prática da pesquisa na graduação em Letras. Segundo o professor Ismar Inácio dos Santos, o objetivo é refletir e possibilitar desejos, dispositivos, estratégias e parcerias de práticas de pesquisa na graduação, em diálogo também com as práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa e de línguas estrangeiras.

"Esse evento tem como foco lançar questões sobre a pesquisa em língua(gem) e seu ensino, problematizando os paradigmas epistemológicos, as práticas de investigação e as políticas públicas, entrelaçando diversas vozes, principalmente a de alunos graduandos e de professores da área, situando a língua(gem) no mundo dos processos de globalização, das hibridizações, dos interstícios, dos avanços tecnológicos, do boom das redes sociais, da hipersemiotização, das altas tensões ideológicas etc., entendendo que a língua(gem) é constitutiva de todos esses aspectos da vida. Nisso reside a singularidade dessa edição desse evento acadêmico", explicou o professor.

O professor ressalta que o evento contará com pesquisadores de renome nacional e internacional: Angela Dionisio e Judith Hoffnagel (da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE); Sulemi Fabiano (da Universidade Federal do Rio Grande de Norte - UFRN); Marinalva Vieria (Universidade Federal do - UFTM); Roselene Fátima (Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UEM); Leda Pires (Universidade Federal de Sergipe - UFS); Stella Maris Bortoni-Ricardo (Universidade de Brasília - UNB); Inês Signorini e Roxane Rojo (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp); Nelivaldo Santana (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor); e Hugo Ernesto Figueroa Morán (Universidad de El Salvador). Da Ufal, participarão os palestrantes: Susana Souto e Januacele da Costa, além dos professores do Campus do Sertão, Elyne Vitório, Fábia Fulni-ô, Thiago Trindade, Cezar Neri, Márcio Ferreira, Héder Rangel e Ismar Inácio.

Professores da educação básica da área de língua(gem) podem se inscrever gratuitamente. O valor da inscrição é R$ 30,00. O encontro disponibiliza alojamento dentro da universidade para os participantes que não são da cidade de Delmiro Gouveia. Segundo o professor, já há inscrições de alunos e pesquisadores de diversos estados brasileiros.

Realização

O encontro é promovido por uma parceria entre o Curso de Letras do Campus do Sertão e a Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

"Tivemos apoio da direção do Campus do Sertão, através dos professores doutores Ivamilson Barbalho e Agnaldo José Santos; da Coordenação do Curso de Letras, através do professor doutor Márcio Ferreira; e de todos os professores do curso", disse Ismar Inácio.

Veja mais informações acessando o site do evento ou ainda a fanpage.