Camerata Sinimbú apresenta seu primeiro concerto

Concerto “Música brasileira no século 20” será no Teatro Sesi Pajuçara

23/09/2014 18h20 - Atualizado em 24/09/2014 às 09h38

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

Nesta quinta-feira, 25, o Teatro Sesi Pajuçara receberá o primeiro concerto da Camerata Sinimbu. Criado em 2014, o grupo reúne dez músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. Será às 20h, com entrada franca, mas os convites serão distribuídos no local do espetáculo a partir das 19h.

Sob a regência do maestro Nilton Souza, a Camerata Sinimbu apresentará o concerto “Música Brasileira do século 20”. O foco do repertório da orquestra de cordas surgiu diante da necessidade de difusão da música brasileira composta a partir do século passado, propondo o incentivo à escuta musical e à valorização dos músicos e compositores brasileiros, sem excluir, no entanto, repertórios de compositores internacionais.

O grupo surgiu a partir de um convite feito por Nilton Souza para realizar um recital integrado ao programa de sua pós-graduação. A iniciativa deu certo e o maestro propôs estender a linha de trabalho como um projeto de extensão.

De acordo com o maestro Nilton Souza, os músicos foram motivados pela perspectiva de aprofundar a técnica instrumental. “Por ser um grupo pequeno, a facilidade de conciliar ensaios e definir repertórios é maior, pois há mais liberdade entre os músicos. Nossa principal vertente é fazer música brasileira e aproximar as pessoas das músicas compostas no século 20, consolidando a Camerata Sinimbu dentro do cenário cultural alagoano”, revelou.

Composta por dez músicos, a Camerata Sinimbu é dividida em cinco naipes: violino primeiro, violino segundo, viola, violoncelo e contrabaixo. No concerto, o grupo de cordas apresentará três obras de dois compositores brasileiros: Mini Concerto Grosso e Ponteio, de Claudio Santoro; e Suite para cordas, de Edino Krieger.

O concerto é patrocinado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), com apoio cultural da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal.

O quê: Camerata Sinimbu apresenta o concerto “Música Brasileira do século 20”
Quando: 25 de setembro (quinta-feira)
Onde: Teatro Sesi Pajuçara