Ufal participa de palestra sobre relação entre universidade e sociedade

O pró-reitor de extensão, Eduardo Lyra, falou sobre a importância de ações extensionistas para a sociedade

21/08/2014 17h27 - Atualizado em 22/08/2014 às 00h05

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O auditório A do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso recebeu, na noite da última quarta-feira, 20, um debate sobre a relação entre universidade e sociedade como parte do 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014). A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve presente, por meio da presença do pró-reitor de extensão, Eduardo Lyra, que defendeu a extensão como compromisso de formação acadêmica, construção do conhecimento e em forma de transformação social.

Na formação acadêmica é um desafio. Como construção do conhecimento, podemos nos questionar a forma com a qual nos dedicamos a isso; sempre queremos ir mais além, fazer um diálogo específico entre pesquisa e extensão, uma socialização dos saberes produzidos. Já como transformação social, não é apenas uma mudança de posicionamento político, mas sim por intermédio da nossa presença, enquanto instituição, na sociedade”, apontou.

Eduardo Lyra defendeu que se deve estabelecer um diálogo constante sobre a importância da extensão, pensando em programas e políticas culturais que contribuam para tal, além de uma instância de superação e consolidação da transformação social. “A extensão deve ser algo enriquecedor para os objetivos da universidade, que por sua vez, deve ter um comprometimento com esse ponto”, declarou o pró-reitor de extensão.

Ele avaliou ainda que o pilar extensionista ganha força com o Plano Nacional de Educação (PNE) que defende um total de 10% da carga dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos de graduação para atividades de extensão. A Ufal, por sua vez, já se planeja com base nessa novidade e vem realizando, de forma gradativa e planejada, um processo de mudança objetivando resultados impactantes dentro e fora dos campi. Para este ano, inclusive, a ideia é levar a decisão ao Conselho Universitário (Consuni).

O 1º Congresso Alagoano de Extensão Universitária (Caex) é um evento que surgiu com a necessidade de um olhar mais integrador das ações extensionistas diante do contexto desafiador de Alagoas. “A sociedade nos cobra uma presença no cotidiano que nunca atingiremos de forma isolada, mesmo considerando o potencial de cada instituição. Queremos ir mais além, trabalhando de forma integrada, coletiva e participativa”, concluiu o pró-reitor de extensão, Eduardo Lyra.