Ufal dá início ao segundo semestre letivo para 25 mil alunos

Feras serão recepcionados e novos cursos iniciam atividades já na segunda-feira, 4 de agosto

01/08/2014 17h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Ufal dá início ao segundo semestre letivo em Maceió, Viçosa, Palmeira dos Índios e Penedo

Manuella Soares - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai retomar as atividades acadêmicas para cerca de 25 mil alunos, sendo dois mil feras que começarão a vida universitária a partir de agora. O semestre letivo 2014.2 no Campus A.C. Simões e nas unidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa, terá início na próxima segunda-feira, 4 de agosto.

Para os novatos, a confirmação de matrícula encerrou no dia 30 de julho, quando eles assinaram as atas na coordenação de cada curso, garantindo a vaga do estudante. Os que não cumpriram a exigência prevista desde o edital do Sisu, serão substituídos pelos alunos da fila de espera. O pró-reitor de graduação, Amauri Barros, faz um lembrete. “Agora esses alunos deverão comparecer em sala de aula para estudar e confirmar seus nomes na lista de frequência”.

A Ufal se prepara ainda para receber os primeiros alunos de seis novos cursos que iniciarão as aulas neste segundo semestre. Já na segunda-feira, 4, o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), que em breve se tornará um novo Campus, em Rio Largo, terá 80 vagas a mais distribuídas entre os cursos de Agroecologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Energias Renováveis.

Também nesta segunda-feira, começam as atividades dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura) e Sistemas de Informação, cada um com 50 vagas, na Unidade de Penedo. Apenas a Licenciatura em Letras-Libras, no Campus A.C. Simões, em Maceió, terá um calendário diferenciado, divulgado posteriormente.

Mais professores e técnicos administrativos foram contratados para atender às demandas desses e de outros cursos da Ufal que estão aumentando as oportunidades dos estudantes ingressarem numa graduação. De acordo com o calendário acadêmico, as sedes dos campi Arapiraca e Sertão só retomam as aulas em setembro.

Recepção aos feras

Algumas unidades acadêmicas estão organizando, isoladamente, a programação de recepção aos alunos novos do semestre letivo 2014.2. No Centro de Ciências Agrárias haverá uma semana de atividades com palestras, apresentações culturais, trote solidário de doação de sangue e a inauguração do Núcleo de Produção Animal. O turno da manhã entre os dias 4 e 8 de agosto será dedicado para estas atividades com os feras, que só terão aula no período da tarde.

No Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) a programação da calourada será de 4 a 7 de agosto e contará com palestras, oficinas e um trote solidário que chama atenção para a campanha Doe a molécula dentro de você. Todas as atividades serão informadas aos feras a partir das 10h na secretaria do IQB.