Terça Cultural traz música e cinema em setembro

Iniciativa é realizada semanalmente na Praça da Paz, ao lado do antigo Restaurante Universitário

29/08/2014 16h00 - Atualizado em 29/08/2014 às 16h30
Terça Cultural traz música e cinema em setembro

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Em setembro, os grupos Atrito 82, La Poli&Cia e Quarteto de Clarinetas garantem uma programação diversificada ao público da Terça Cultural. O evento, que vem se consolidando como um espaço de difusão artístico-cultural dentro da Universidade Federal de Alagoas é realizado na Praça da Paz, ao lado do antigo Restaurante Universitário, a partir das 17h.

No dia 2, a banda Atrito 82, com dois álbuns lançados, traz em seu repertório a mistura do rock com ritmos e elementos da cultura nordestina, como forró pé-de-serra, maracatu e guerreiro. O nome do grupo surgiu do encontro de estilos musicais tocados pela banda, gerando o “atrito”, enquanto “82” veio do código DDD (Discagem Direta a Distância) de Alagoas.

No dia 9, será a vez da banda La Poli&Cia subir ao palco da Terça Cultural. O grupo mescla ritmos universais, como soul music, rock, hip hop e reggae, com sonoridades nordestinas, como o coco de roda, a embolada, o maracatu, a literatura de cordel, valorizando a cultura local e regional.

O cinema produzido em Alagoas estará na programação do dia 23. Neste dia, o público poderá assistir a seis curtas-metragens, exibidos nas três edições do Festival de Cinema Universitário de Alagoas. São eles: A sós, dirigido por Alice Jardim; Sangue, suor e magia, de Synara Holanda e Rafael Alexandre Belo; Borboletas delicadas, de Wladymir Lima; 12:40, de Dário Júnior; Hoje tem espetáculo?, de Leandro Alves; e Ciclo, de Arthur Luiz Cavalcante.

Para fechar o mês, no dia 30, o Quarteto de Clarinetas vai apresentar um repertório diversificado, que inclui obras eruditas e populares. O grupo, recém-aprovado no Programa de Iniciação Artística (Proinart) de 2014, tem entre seus objetivos estimular a formação de grupos de câmara entre músicos de bandas filarmônicas de Alagoas, além de levar música clássica ao público.