Terça Cultural retorna ao campus com alegria e alto astral

Orquestra de Tambores de Alagoas e o grupo Afoxé Povo de Exu alegraram os presentes com muita música

06/08/2014 14h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Comunidade acadêmica prestigia volta do Terça Cultural

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo com a colaboração de Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

Muita música e alto astral marcaram a volta do projeto Terça Cultural, promovido pelas Pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e realizado semanalmente no Campus A.C. Simões, em Maceió. Nesta terça-feira, 5, a comunidade acadêmica cantou e dançou ao som da Orquestra de Tambores de Alagoas e o grupo Afoxé Povo de Exu.

O grupo Afoxé Povo de Exu apresenta um discurso de revolução cultural, com dança, a música e culturas do povo de terreiro com o objetivo de desmitificar o preconceito, a intolerância racial e religiosa. Já a Orquestra de Tambores retoma valores da cultura nordestina brasileira, utilizando ritmos afro-brasileiros em suas apresentações.

Além da apresentação, a comunidade acadêmica presente também teve a oportunidade de aproveitar a promoção feita pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), chamada 10 por 10. A iniciativa tem por objetivo vender 10 exemplares no valor de R$ 10,00 e está prevista para acontecer nos próximos Terça Cultural.

Próximas atrações

No dia 12, o Cineclube Nu Olho, do curso de Comunicação Social da Ufal exibirá o documentário Sujeito a termos e condições (Terms and Conditions May Apply, 2013, 1h20), seguido de um debate com os espectadores. Dirigido por Cullen Hoback, a produção audiovisual busca revelar o que é feito por corporações e governos que têm acesso irrestrito a informações de usuários, que, ao concordarem com termos de uso de serviçosonline, têm seus dados expostos sem nenhuma concessão.

Para encerrar a programação de agosto, no dia 26, o cantor Daniel Lima e o pianista Hugo Rocha apresentarão um repertório voltado à Música Popular Brasileira (MPB). Após a apresentação da dupla, a banda Ophicina de Sonhos, de Krautrock experimental-progressivo estará revisitando sons das décadas de 60 e 70, com mesclas de psicodelismo.

Sobre o projeto

O Terça Cultural é uma iniciativa com o objetivo de propagar as produções artístico-culturais da Universidade, de grupos atuantes em programas como o Vivência de Arte e o Programa de Iniciação Artística (Proinart), bem como a ações culturais desenvolvidas espontaneamente nas diferentes unidades de ensino da Universidade. Para saber mais entre em contato (82) 3214-1541.