Reunião discute estratégias para fortalecimento do Projeto Vizinhança

Projeto integra o Núcleo Temático de Assistência Social e contempla comunidades do bairro Tabuleiro do Martins

29/08/2014 16h16
Coordenadora Lucia Moreira, em reunião com reitor Eurico Lôbo, sobre o fortalecimento do Projeto Vizinhança

Diana Monteiro - jornalista

Criado para desenvolver ações de extensão com comunidades do entorno do Campus A.C. Simões, em Maceió, o Projeto Vizinhança da Universidade Federal de Alagoas recentemente foi discutido pelo reitor Eurico Lôbo e pela coordenadora e assistente social Lúcia Moreira para o fortalecimento às ações executadas que beneficiam mais de 5 mil famílias oriundas das comunidades do bairro Tabuleiro do Martins.

A coordenadora Maria Lúcia Moreira destaca que o projeto integra o Núcleo Temático de Assistência Social (Nutas), trabalha no estímulo ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades Denisson Menezes, Gama Lins, Santa Helena, Lucila Toledo, Village Campestre II, Casca-Dura, Parque das Árvores e Santa Helena, com atividades nas áreas de esporte, lazer cultura, inclusão digital, dança (capoeira e hip hop) e natação. “São inúmeras as ações e há a necessidade de fortalecimento do projeto para que assim as atividades se desenvolvam regularmente e estimule ainda mais a participação do público-alvo”, frisa a coordenadora.

Em atividade desde 1999 uma das ações do Projeto Vizinhança é a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), coordenada pela professora Socorro Dantas, do curso de Educação Física. “Esse projeto tem como objetivo a promoção de ações visando o envelhecimento com qualidade de vida. Conta com participação de pessoas idosas de outros bairros de Maceió e também oriundas de outros municípios”, diz a assistente social Lúcia Moreira.

O Projeto Vizinhança concluiu recentemente uma pesquisa sobre a população de rua que dorme nas ruas de Maceió, apresentada no 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014).