Caiite 2014 reúne mais de 45 mil pessoas

Maior evento acadêmico-científico do Estado foi abraçado com carinho pela população alagoana

25/08/2014 13h55 - Atualizado em 25/08/2014 às 16h59
Rachel Rocha, vice-reitora da Ufal e organizadora do evento, comemora os bons números do Caiite 2014

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Palestras, minicursos, mesas-redondas, debates, estandes ricos em cultura e informação. Lançamentos de livros, muita música e entretenimento. Tudo isso reunido em um só lugar: o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Durante uma semana, a população alagoana prestigiou as diversas atividades oferecidas pelo maior evento acadêmico-científico de Alagoas, o 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014) e os números são impressionantes!

Durante uma semana, o Caiite 2014 reuniu um público superior a 45 mil pessoas. Nos 86 espaços criados para receber as 720 atividades inseridas na programação, foram apresentados 1.047 trabalhos de estudantes sejam em banners ou em comunicação oral. A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) também teve boa participação no evento. Foram 28 lançamentos, sendo que 12 levaram o selo da editora.

A inclusão também fez parte do Caiite 2014. O público surdo contou com a participação de diversos tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em diversas atividades, o que evidencia o caráter inclusivo do evento. Iniciativas voltadas para a Educação a Distância (EaD) também foram presença registrada e para o 5º Festival de Música da Ufal (Femufal), cerca de 1.200 pessoas estiveram presentes no Teatro Gustavo Leite para prestigiar os talentos da música.

Caiite pelo interior

A interiorização foi uma das grandes novidades do Caiite 2014. Além das atividades promovidas em Maceió, o evento esteve nas demais unidades de ensino, com variada programação para todos os públicos.

O Campus Arapiraca recebeu, aproximadamente, 70 atividades coordenadas por cerca de 50 docentes. Um total de 68 trabalhos foram apresentados na modalidade banner e 89 na modalidade oral. Oficinas de produção de projetos de pesquisa, de frisbee, rugby e slackline foram ministradas. Também houve programação nas Unidades de Ensino de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa.

O Campus do Sertão também foi contemplado. A Unidade de Santana do Ipanema, por exemplo, recebeu programação cultural com apresentação do Coral de Senhoras da Secretaria de Assistência Social do município, um trio pé-de-serra e uma banda formada por estudantes, além de mesas-redondas, minicursos, palestras e oficinas para cerca de 600 pessoas, incluindo universitários, professores do ensino superior e educação básica, servidores das secretarias da cidade e pessoas da sociedade em geral.

Objetivo: alcançado

A vice-reitora da Ufal e organizadora do evento, Rachel Rocha, comemora os números e ressalta que o evento cumpriu seu maior objetivo: a integração. “O Caiite 2014 superou todas as expectativas, sobretudo a sua proposta de integração interinstitucionalizada e atraiu, além da comunidade acadêmica, a sociedade em geral. Tivemos a participação de 6 mil alunos da educação básica, estudantes estes que serão os futuros universitários”, disse.

Ainda segundo Rachel Rocha, a terceira edição do maior evento acadêmico-científico do Estado já tem data para acontecer: será entre os dias 15 e 20 de junho de 2015, mais uma vez, no Centro de Exposições. “A nossa expectativa é que o número de visitantes possa aumentar ainda mais”, salientou Rachel.

Este ano, o 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia foi promovido por ação conjunta entre as instituições de ensino superior do Estado. Além da Ufal, participaram o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Centro Universitário Cesmac, a Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), teve como apoio, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Prefeitura de Maceió, Proquest e patrocínio do Sebrae.