Apresentações de trabalhos científicos de Administração Política movimentam o Campus Arapiraca

Diversidade de temas dos 39 trabalhos apresentados demonstra a amplitude da área de estudo

01/08/2014 10h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Apresentação de trabalhos

Apresentação de trabalhos

Lenilda Luna - jornalista 

Durante a tarde da quinta-feira, 31, a programação do V Encontro de Administração Política foi voltada para a apresentação de trabalhos científicos de estudantes e professores das várias universidades participantes. Dos 56 resumos enviados para a organização do evento, 39 foram selecionados. Sete salas da sede do campus Arapiraca foram reservadas para a exposição das pesquisas. 

Além da diversidade de objetos de estudo, o que demonstra a amplitude da área de Administração Política, os organizadores também selecionaram trabalhos de todos os níveis de formação acadêmica, permitindo que doutores compartilhassem conhecimento com graduandos, alguns enfrentando um público de especialistas pela primeira vez. Outro aspecto que demonstra a transversalidade da área de estudo é que os apresentadores não eram todos de Administração. Também havia representantes do Direito, Economia, Ciência Política, etc. 

Um exemplo desse intercâmbio de conhecimentos são as colegas de graduação em Direito na Ufal, Larissa Guerra Villar, Clarissa Emanuella Leão e Fernanda Freire. Elas souberam do encontro pelo portal da Universidade e resolveram se inscrever. "Gostamos muito de cinema e percebemos que a produção nacional ainda é pouco incentivada. Resolvemos então pesquisar como é a administração política para a área cultural e acreditamos que o trabalho foi muito bem recebido", comemorou Larissa Guerra. 

Elas se apresentaram na sala coordenada pelo professor Fabiano Santana dos Santos e fizeram a exposição depois de acompanhar a apresentação de doutores da Ufal e Ufba. "Na verdade, pensamos que só graduandos iam apresentar trabalhos e ficamos um pouco nervosas quando percebemos o alto nível das intervenções. Mas os pesquisadores apoiaram a nossa participação e gostaram do tema. Foi a primeira vez que fizemos uma apresentação científica e queremos participar de outros eventos", disseram Clarissa e Fernanda. 

Também graduanda, Isabella Rafael Horta Londe veio de Minas Gerais para apresentar o trabalho produzido para a conclusão do curso em Ciência Política na UFMG. Com o tema "Influências da Transição da Estrutura Etário Educacional no Mercado de Trabalho no Brasil", Isabella apresentou vários dados para explicar que o nível de escolaridade dos trabalhadores brasileiros está aumentando, principalmente entre os mais jovens. "Mas ainda são necessários investimentos consistentes em políticas educacionais para preencher a lacuna de gerações que não tiveram acesso aos bancos escolares", ponderou a estudante. 

O coordenador da sessão de apresentações, Fabiano Santana, também apresentou trabalho sobre o sindicalismo no Brasil. Doutorando em Serviço Social pela UERJ e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o professor do curso de Administração Pública do campus Arapiraca refletiu sobre os fatos históricos recentes que impactaram no movimento sindical fazendo com que sindicatos e centrais sindicais perdessem a força de representatividade. "Desde a ditadura militar, a repressão e as mudanças na legislação esvaziaram de tal forma os sindicatos que hoje é preciso barganhar, oferecendo serviços e vantagens para conseguir filiados", refletiu o professor. 

Na mesma sessão, apresentaram-se também a professora Lucia Barbosa, da UFF, com o trabalho "O pensamento político contemporâneo e o desenvolvimento do Estado", que avaliou, entre outros aspectos, a perda de credibilidade dos poderes constituídos e das bandeiras partidárias; já a professora Andrea Yumi, do curso de Administração Pública do campus Arapiraca, apresentou os resultados da pesquisa que realizou como doutoranda do programa interunidades em Ecologia Aplicada, no qual ela realizou estágio na Universidade de Toulouse, na França, para acompanhar a organização de produção e comercialização de pequenos produtores rurais. 

A outra pesquisa apresentada no grupo foi a de José Murilo Philigret Batista, professor de economia da Ufba, que apresentou a pesquisa qualificada para o doutorado com o tema "Nordeste: alocação de recursos nas funções sociais e cidadania". O professor analisou cinco, dos nove estados nordestinos, no período de 2000 a 2010, para questionar porque, apesar dos discursos voltados para o desenvolvimento econômico e social, os governos não foram capazes de alavancar esse crescimento. "Queremos levantar o debate sobre as razões pelas quais os governos não conseguem dar um passo à frente na busca de soluções para as desigualdades sociais. Na verdade, as coalizões políticas que são feitas para garantir a eleição dos governantes são tão confusas que não é mais possível identificar programas de governo e conteúdo político", criticou o pesquisador