Ufal receberá Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social

Evento será realizado de 19 a 26 de julho, no Campus A.C. Simões, em Maceió

08/07/2014 13h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Márcio Anastácio – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe, este ano, o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom). Com o tema Educação às avesas: da formação que temos à comunicação que queremos, a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) realiza, entre os dias 19 e 26 de julho, o evento considerado o maior evento brasileiro do gênero.

Serão sete dias de apresentação de trabalhos científicos, audiovisuais, oficinas, minicursos, núcleos de vivência (NV), grupos de discussões (GD) e painéis. Além do tema central sobre a qualidade de formação dos comunicadores sociais, também  serão debatidas durante a programação. É o caso das plenárias de mulheres e diversidade sexual, que irão colocar no centro das discussões as questões de gênero e opressões cotidianas vividas por gays, lésbicas, trans e bissexuais.

Com cerca de 30 oficinas, minicursos e grupos de discussões, o Enecom vai colocar em cheque o modelo de comunicação hegemônico, mostrando alternativas para os estudantes de como fazer uma comunicação contra-hegemônica. Leitura cinematográfica, jornalismo investigativo, estratégia e planejamento de Relações Públicas, mídias sociais e educomunicação são alguns temas que vão passear por todas as habilitações da Comunicação Social.

Um dos momentos mais esperados pelos participantes, os núcleos de vivências (NVs), durante a 35ª edição do evento vai proporcionar uma imersão na cultura alagoana e revelar experiências de moradores de comunidades periféricas, projetos de inclusão social e pontos de resistência. Serão pelos menos 15 núcleos como: a Vila dos Pescadores do Jaraguá, Coopvila, Quilombo dos Palmares, Projeto Inaê e rádio comunitária A Voz de Bebedouro.

A organização do Enecom espera cerca de 800 estudantes, vindos de várias partes do Brasil. Em Alagoas e pelo país, as delegações estaduais já organizam as suas caravanas para aproveitar a programação focada no debate social e na construção de uma sociedade onde os meios de comunicação possam servir ao povo e não apenas a empresários e políticos.

Serviço:

Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social
Realização: Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social
Onde: Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C Simões, Cidade Universitária
Quando: de 19 a 26 de julho de 2014
Mais informações: www.enecos.com.br/enecom2014
Mídias sociais: @enecomalagoas / FB: https://www.facebook.com/EnecomAlagoas?fref=ts