Ufal realiza cerimônia de colação de grau e garante posse de alunos em concurso

Todos os formandos foram aprovados em concursos públicos para professor do Estado

02/07/2014 12h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Formandos e familiares comemoram a conquista do diploma

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Aconteceu na tarde da última segunda-feira (30) mais uma cerimônia de colação de grau na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Contudo, a cerimônia foi realizada especialmente para a formatura de 13 alunos, de oito diferentes cursos, que foram aprovados em concursos públicos realizados pelo governo de Estado e precisavam do diploma para assumir seus cargos.

A cerimônia, presidida pelo reitor Eurico Lôbo, foi curta, mas bem emocionante. Os estudantes puderam, junto com suas famílias e amigos, comemorar a dupla vitória: A conclusão da graduação e o emprego público garantido.

A, agora, educadora física, Angélica Davi, de 27 anos, por exemplo, que vai ser professora de rede pública estadual de ensino, se diz muito aliviada e feliz com a conquista e fica muito grata à Ufal por possibilitar isso.  “É tão difícil encontrar trabalho na área que eu escolhi, sendo recém-formada principalmente, saber que eu já to empregada dá muito alívio. E saber que meus professores, a coordenação do curso e a Ufal como um todo se esforçaram junto comigo para que eu conseguisse isso, dá muita alegria. Algumas disciplinas tiveram seus términos antecipados, bem como o prazo para a defesa do TCC e a própria colação de grau. Agora, eu vou poder retribuir o que fizeram por mim”, reforçou.

Durante toda a cerimônia foi possível notar o sorriso no rosto dos formandos e a emoção nos olhos de seus acompanhantes, que, muitas vezes, pareciam mais felizes que eles. Foi o caso da aluna Robertina Rocha, que trouxe uma verdadeira torcida de Arapiraca, entre eles o amigo Jean Ferreira. Ele considera a nova professora de Filosofia motivo de orgulho e uma inspiração. “Eu acompanhei e vi de perto as dificuldades que ela enfrentou, os sacrifícios que foi preciso fazer e fico muito feliz de vê-la realizar seu sonho”, revelou.

O reitor, em fala aos novos graduados, fez questão de ressaltar a alegria e o orgulho que esses alunos representam para a Ufal, deixando claro que o mérito de suas conquistas são deles mesmos e que o papel da Universidade é oportunizar que momentos como esse aconteçam. Eurico Lôbo desejou a todos boa sorte nesta nova etapa. “É uma imensa satisfação vivenciar esse momento. Notar mães, pais, esposas... felizes pela realização dos seus, após tantos sacrifícios, noites acordadas estudando, festas e passeios dos quais foi necessário se abrir mão. Boa sorte nessa nova etapa. O sucesso de vocês é o nosso sucesso”, ressaltou.

No final todos ficaram de pé para aplaudir os novos profissionais. Veja os alunos concluintes aqui:

ARAKEN CAVALCANTE NETO - Ciências Biológicas Bacharelado
GENILDA CASTRO DE OMENA NETA - Ciências Biológicas Bacharelado