Ufal promove atividades esportivas no Santos Dumont

Será neste sábado, 12, das 8h ao meio-dia, na associação de moradores do bairro, e contará com participantes de três comunidades

- Atualizado em

Simoneide Araújo – jornalista

No próximo sábado, 12, a Universidade Federal de Alagoas vai levar o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) para o bairro Santos Dumont, no Tabuleiro. Das 8h ao meio-dia, haverá atividades de capoeira, hip hop, dança, handebol, voleibol, futsal, futebol de campo, recreação e lutas marciais.

O Pelc é programa mantido com recursos do Ministério do Esporte e executado pela Pró-reitoria de Extensão da Ufal, desde março deste ano. O objetivo deste projeto é promover a inclusão e a integração social por meio de atividades de esporte e lazer: capoeira, hip hop, dança, handebol, voleibol, futsal, futebol de campo, recreação e lutas marciais.

De acordo com a coordenadora do programa na Ufal, Aparecida Mendes, são atendidas cerca de 1.200 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, de três núcleos da capital: Bairro Santos Dumont, Conjunto Habitacional Denisson Menezes e Pontal da Barra. “Temos 23 agentes e coordenadores atuando no programa e, desses, apenas seis são alunos bolsistas da Universidade e os demais são pessoas da própria comunidade. Nós optamos por valorizar o trabalho de quem já atuava nessa área de esporte e lazer nesses locais escolhidos”, ressaltou.

Segundo a professora Aparecida, o evento no Santos Dumont visa a integração entre as comunidades envolvidas no projeto e, também, a divulgação do Pelc para a população local.