Ufal leva esporte e lazer para comunidades vizinhas

Capoeira, hip hop, judô, vôlei foram algumas das atividades promovidas na manhã do último sábado

14/07/2014 15h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, ressaltou a experiência pioneira da Ufal com os projetos extensionistas

Simoneide Araújo – jornalista

Em mais uma ação de extensão, a Universidade Federal de Alagoas promove a interação entre três comunidades de Maceió, de forma a contribuir com a formação do cidadão. As atividades desenvolvidas no último sábado (12), no ginásio de esportes da Escola Estadual Onélia Campelo, no bairro Santos Dumont, fazem parte do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).

Crianças, jovens e adultos participaram de várias atividades, como capoeira, hip hop, dança, handebol, voleibol, futsal, futebol de campo, recreação e lutas marciais. O Pelc é um programa mantido com recursos do Ministério do Esporte e tem como instituição executora, em Alagoas, a Ufal, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex). O objetivo é promover a inclusão e a integração social por meio de atividades de esporte e lazer.

O momento de integração teve apresentação da banda de fanfarra da Escola Osória de Moura Lima, de Rio Largo. Os alunos tocaram os hinos Nacional e de Alagoas e apresentaram algumas músicas conhecidas do grande público. Crianças dançaram hip hop e capoeira e o grupo do Pontal da Barra levou o judô para a manhã de atividades. O time de vôlei também fez a festa.

Diálogo com a sociedade

O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, ressaltou a experiência pioneira da Ufal na parceria com o Ministério, o que está resultando na intensificação do diálogo da universidade com a sociedade. “Estamos diante de um fato real, de uma aproximação da Ufal com a comunidade, não apenas do ponto de vista físico, mas pelo envolvimento de jovens e familiares e associações. Isso expressa o desejo e o compromisso político da nossa instituição de aproximação, interação e diálogo cada vez mais intenso com a sociedade, com a comunidade vizinha”, destacou.

Eduardo Lyra parabenizou os coordenadores dos núcleos que atuam no Santos Dumont, no Conjunto Denisson Menezes e Pontal da Barra pelo trabalho realizado com crianças e jovens. Ele também agradeceu o empenho da professora Aparecida Mendes, coordenadora-geral do Pelc na Ufal; da coordenadora-técnica Núbia Guedes; das agentes do Santos Dumont, Bianca Costa; do Denisson Meneses, Florinaldo Pereira; e do Pontal, Valéria Viana; e a todos os colaboradores do programa.

Formação do cidadão

De acordo com a coordenadora-geral do Pelc na Ufal, Aparecida Mendes, há 23 agentes e coordenadores envolvidos no programa. “Agradeço à Ufal por ter abraçado esse projeto, que conta com seis alunos bolsistas da própria Universidade. O melhor é que são pessoas da própria comunidade, que foram convidados a participar por já desenvolverem trabalhos na área de esporte e lazer em cada local escolhido”, ressaltou Aparecida.

Para a coordenadora-técnica Núbia Guedes, o programa é uma ação de extensão da Universidade, que está atuando para formação do cidadão. “Temos 14 meses para desenvolver atividades em cada um dos núcleos escolhidos (Santos Dumont, Denisson Menezes e Pontal da Barra). No trabalho com os núcleos, as aulas de capoeira, por exemplo, são ministradas por um mestre do próprio bairro, as crianças aprendem os passos do hip hop com garotos que moram no bairro e dançam hip hop. Enfim, priorizamos fomentar o que já era desenvolvido nas comunidades”, completou.