Ufal forma a primeira turma de Administração Pública a distância

Emoção marcou cerimônia de colação de grau, ocorrida no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

14/07/2014 16h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Solenidade de colação de grau

Daniel Borges – estudante de Jornalismo

Um momento especial para celebrar a realização de um sonho. Esse foi o clima da colocação de grau de 12 alunos da primeira turma de graduação em Administração Pública, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formatura foi realizada na sexta-feira, 11, no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

Participaram da cerimônia familiares e amigos dos formandos, professores e tutores. Familiares estavam bastante emocionados, como dona Nelidia Inacia da Conceição, mãe de uma das formandas. “É emocionante ver um filho se formando. Ela é uma garota muito esforçada e dedicada. Merece muito esse momento”, destacou.

A conquista dos estudantes é a realização de um sonho de toda a família, como ressalta Kristianny Azambuha, esposa de um dos formandos. “Estou muito contente, porque todos nós fizemos parte dessa conquista. Ele está realizando esse sonho, um sonho que nós todos da família estamos concretizando”.

Os formandos também não pouparam agradecimentos. “É um privilégio participar dessa primeira turma. O conhecimento que adquiri vai ser muito importante tanto para minha vida profissional quanto para a vida pessoal”, destacou Lenilda da Paz.

“O curso é um diferencial na minha carreira profissional. Eu fiz um curso a distância bem melhor que um curso presencial. Pelas dificuldades que iria encontrar, estudei com mais vontade”, disse o formando Cledson José da Silva, do polo de Arapiraca.

A mesa da solenidade foi composta pelo vice-diretor da Feac, Francisco José Peixoto Rosário, que representou o reitor da Ufal; o vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Fernando Pimentel; o coordenador do curso de Administração Pública e paraninfo da turma, Gustavo Madeiro; e representantes das pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão, Estudantil e Gestão Institucional.

Formação e mercado de trabalho

Fernando Pimentel destacou a dedicação dos alunos e o apoio da família durante o período de estudos e desejou sucesso aos novos profissionais. “A família tem um peso grande nessa formação. Se hoje precisamos agradecer, temos que agradecer à família, que apoiou e os trouxe até aqui”.

Para Pimentel, entregar à sociedade novos bacharéis em Administração Pública significa reconhecer o papel da Ufal na formação desses profissionais. “Essa é a nossa missão, contribuir para que a sociedade receba cada vez mais profissionais de excelência”, ressaltou.

Gustavo Madeiro, coordenador do curso, destacou que é uma grande realização da Ufal oferecer educação de qualidade e agradeceu à Cied pela profissionalização da oferta da EAD. “Esperamos que esse seja o primeiro passo de muitos e que ajude a melhorar a qualificação e a eficiência dos nossos serviços públicos”.

De acordo com o paraninfo, ser estudante da modalidade EAD não é fácil. É preciso ter disciplina e método, um perfil que a maioria das empresas procura atualmente. “Os estudantes de educação a distância precisam de um conjunto de características a mais do que os que frequentam cursos presenciais. Eles têm certas capacidades que os diferenciam, além do alto nível intelectual”, pontuou Madeiro.

A tutora Fabricia Costa também destaca o diferencial do estudante de Administração Pública. “Acredito que existe um diferencial desses profissionais em relação aos outros administradores, principalmente para nosso Estado, que tem uma economia voltada para o funcionalismo público”.