Ufal é contemplada com recursos da Capes para o Pró-Equipamentos

Resultado do edital 2014, divulgado ontem, beneficia várias área de pesquisa da Universidade

02/07/2014 16h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Simoni Meneghetti, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação

Lenilda Luna - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas foi contemplada com aprovação, na íntegra, do projeto apresentado para receber os recursos do edital Pró-equipamentos 2014. O resultado foi divulgado no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na terça-feira, 1º. O edital Pró-Equipamentos é publicado anualmente pela Capes com intuito de apoiar propostas que visem a atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa.

Este ano, foram destinados R$ 126 milhões. Desse montante, a Ufal receberá cerca de R$ 1,2 milhão. "As propostas institucionais da Ufal são construídas coletivamente. Cada unidade apresenta os subprojetos, que são defendidos, analisados e se tornam parte de um único projeto da instituição. Essa forma de trabalhar tem garantido a qualidade da proposta apresentada. Nos últimos cinco anos, tivemos cem por cento de aprovação no edital pro-equipamentos", informou o professor Irinaldo Diniz, coordenador de pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

Segundo a pró-reitora da Propep, Simoni Meneghetti, o projeto da Ufal busca consolidar os cursos de pós-graduação credenciados em nível 4 e 5, além de fortalecer os de nível 3. Os recursos contribuem para incrementar a produção científica da universidade, já que os equipamentos adquiridos são destinados ao uso compartilhado em laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.

A pró-reitora enviou mensagem para as unidades acadêmicas parabenizando por mais essa aprovação. "Parabéns a todos que participaram na construção de nossa proposta institucional. Assim que forem iniciados os trâmites de aquisição, os coordenadores serão devidamente contactados pela equipe", comemorou Simoni Meneghetti.