Ufal divulga lista dos projetos aprovados no Proinart 2014

Programa de Iniciação Artística contempla 12 projetos

16/07/2014 17h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio das Pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest), divulga os 12 projetos aprovados no Programa de Iniciação Artística (Proinart) de 2014, que visa estimular a comunidade acadêmica à criação e difusão de produções e performances artísticas na Universidade.

Os projetos foram selecionados por uma comissão designada pela Proex, que seguiu cinco critérios para avaliação: foco central na criação de uma produção ou performance artística; mecanismos facilitadores de troca de saberes e aprendizagens entre os criadores e o público; indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão; viabilidade técnica; e criatividade e expressão artística.

Dos doze projetos aprovados, três são do Campus Arapiraca e dois do Campus do Sertão. Cada projeto desenvolverá atividades em diferentes áreas artísticas, como Música, Teatro, Literatura, Audiovisual, e contemplará quatro estudantes com uma bolsa no valor mensal de R$ 400,00. Os produtos gerados pelo projetos irão circular também dentro da programação da Terça Cultural, um espaço de difusão artística permanente no Campus A.C. Simões, criado a partir de uma parceria entre a Proex e a Proest.

Os coordenadores dos projetos receberão e-mail com o procedimento que deve ser realizado para o cadastramento dos bolsistas. Caso algum projeto contemplado nas 12 vagas não seja formalizado pelo respectivo coordenador, a Pró-reitoria de Extensão poderá convocar um projeto substituto conforme lista de suplentes a seguir, apresentada pela ordem de pontuação dos projetos.

Confira a lista dos 12 projetos aprovados:

Caleb: cultura da música Gospel em ação (Campus A.C. Simões)
Cartoons Acadêmicos – uma adaptação para o conhecimento (Campus A.C. Simões)
Ciarlatani (Campus A.C. Simões)
CinArq - Cinema e Arquitetura (Campus Arapiraca)
Cinema de ver e de fazer: experiências com a linguagem audiovisual na escola (Campus do Sertão)
Itinerário Novos Ciclos (Campus A.C. Simões)
Projetores: Interfaces entre a Arquitetura e o Cinema (Campus A.C. Simões)
Quarteto de Clarinetas da Ufal (Campus A.C. Simões)
Quinta Musical CECA – estimulando autonomia, criatividade e incentivando talentos (Campus A.C. Simões)
Recicláveis (Campus Arapiraca)
Recita Sertão (Campus do Sertão)