Ufal coordena pacto nacional de alfabetização em Alagoas

Seminário de formação dos professores participantes ocorre esta semana no prédio do Centro de Educação

07/07/2014 17h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Abertura do seminário na Ufal, que coordena o Pnaic em Alagoas

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Até a próxima sexta-feira, 11, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove o seminário de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Cerca de 300 professores de todos os municípios do Estado participaram, nesta segunda-feira (7), da abertura do evento no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió.

O pacto, assumido em 2012 pelo Ministério da Educação (MEC) e as secretarias estaduais, distrital e municipais de Educação, tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Alagoas, a Ufal é a responsável por coordenar o programa.

"Os 300 professores foram divididos em dez turmas, que receberão capacitação nas salas do Cedu [Centro de Educação], durante esta semana. Ao voltarem aos seus municípios, eles deverão ser multiplicadores, repassando essa formação para 7,5 mil professores alfabetizadores em todo o Estado", explicou o professor José Márcio, coordenador-adjunto do Pnaic pela Ufal.

Neste seminário, os educadores aprenderão métodos de ensino de língua portuguesa e matemática para alunos do início do ensino fundamental. Além da formação, que terá cinco encontros este ano e acompanhamento a distância, o Pnaic fornecerá materiais didáticos e de apoio pedagógico.

"Nos últimos cinco anos, temos constatado que o Brasil tem uma média de 15% de crianças que chegam ao 3º ano do ensino fundamental e ainda estão analfabetas. Alagoas tem o maior índice, com 35% das crianças com oito anos de idade analfabetas", justificou José Márcio.