Ufal oferta vagas para transferência externa e reopção de curso

A seleção contempla o Campus A.C. Simões e as Unidades de Penedo, Viçosa e Santana do Ipanema

03/06/2014 15h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Mayara Wasty – estudante de Jornalismo e Jônatas Medeiros - estudantes de Relações Públicas 

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abre seleção para transferência externa e reopção de curso para o semestre letivo 2014.2. No total, 577 vagas para tranferência e 825 para reopção distribuídas entre o Campus A.C. Simões e as Unidades Educacionais de Penedo, Viçosa e Santana do Ipanema. Para ambos os casos, a solicitação deve ser feita até sexta-feira, dia 6, no horário de 9h às 12h e de 13h às 16h no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), no prédio da Reitoria, ou no Protocolo Geral das Unidades Educacionais. 

O candidato que deseja concorrer a uma das vagas deverá pagar uma taxa no valor de R$ 50,00 conforme boleto existente no DRCA/CRCA do seu respectivo campus. A documentação necessária para a inscrição está no edital disponível aquiSerá habilitado para o processo de transferência externa os cursos na modalidade presencial o estudante que, no seu último ingresso, tenha sido admitido por vestibular ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em curso de graduação. É necessário também ter concluído ao menos um semestre do curso na instituição de origem. 

A pré-seleção se dará através de análise documental, ficando sob a responsabilidade do colegiado do respectivo curso a fase de seleção para a prova objetiva com questões específicas para cada período do curso pretendido. Serão eliminados os alunos que não obtiverem nota mínima cinco e meio (5,5). A lista com a chamada para a prova objetiva será divulgada a partir de 8 de julho. 

Já para os estudantes que desejam realizar a reopção de curso, a documentação está disponível no edital. Será realizada uma análise pelo colegiado do curso escolhido pelos candidatos  que deverão ter concluído 60% da carga horária do curso de origem para participar da seleção. Conforme o edital, as vagas não ocupadas nesse processo seletivo poderão ser remanejadas para a transferência externa. Vale ressaltar que após  divulgação do  resultado  final,  quando  o  aluno  assinar  a  ata de matrícula não poderá desistir do pedido da reopção. 

A lista dos aprovados para Reopção de Curso será divulgada em 18 de julho, a partir das 17h, no mural do DRCA e no site da Ufal. Já o resultado final da seleção de Transferência Externa estará disponível, a partir do dia 23 também no site da Ufal.