Teste de proficiência em inglês TOEFL ITP se estende até o dia 30 de junho

Alunos de graduação e pós-graduação podem testar, gratuitamente, seus conhecimentos em língua inglesa

04/06/2014 14h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Rosiane Martins- estudante de jornalismo

Você que é aluno da graduação e pós- graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem a oportunidade de realizar um dos testes de proficiência em inglês mais importantes do mundo: o TOEFL ITP - Test of English as a Foreign Language (teste de inglês como uma língua estrangeira), Institutional Testing Program (Programa Institucional de testes). O Núcleo de Línguas (NUCLI) visando alcançar o maior número de alunos possíveis estendeu o prazo de aplicação do teste até o dia 30 de junho.

Quando se pretende estudar em um país de língua inglesa, normalmente, é preciso provar seu domínio do idioma através de um exame com reconhecimento internacional. Nesse caso, o TOEFL é um dos testes utilizados e é um dos exames de proficiência em inglês mais conhecidos no Brasil e no mundo. É aceito em mais de 1.500 instituições, sendo o exame mais requisitado nos Estados Unidos e recentemente passou a ser aceito por países que tradicionalmente usam exames britânicos, como o Reino Unido e a Austrália.

Toefl na Ufal

Não importa o nível do inglês, qualquer aluno pode realizar o teste. Segundo o professor Sérgio Ifa, coordenador do Núcleo de Línguas, a iniciativa de participação dos estudantes pode fazer com que a Ufal, assim como em outras universidades, possa oferecer mais cursos para todos os níveis, desde o básico até o avançado. Sem a realização do teste por um número significante de alunos, as portas para as grandes novidades de internacionalização que o MEC está planejando para os próximos anos estarão fechadas para a Ufal.

Inscrições

As vagas poderão ser ocupadas rapidamente, pois serão dos primeiros candidatos que conseguirem fazer suas inscrições. A oferta se dará por prioridades, cada prioridade oferta uma certa quantidade de vagas que, quando preenchidas, imediatamente o sistema abre vagas para a próxima. Isso quer dizer que o candidato poderá realizar apenas uma única inscrição para uma única data. Nesta demanda a Ufal garante a oportunidade de dois mil alunos realizarem o teste.

Os estudantes que fizeram inscrição e não compareceram ao dia da prova, podem realizar o teste nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de junho, em um dos seguintes horários: 8h, 11h, 14h no auditório do CSAU. É preciso levar impresso o "print" da página da inscrição com nome, sala, dia, nome do aplicador e entregar para o novo aplicador.

As inscrições estão sendo feitas apenas pela internet por meio do link .

Na Ufal o exame Toefl é aplicado de forma gratuita e a prova terá a duração de 3 horas.